Dr Túlio Nunes responde: Por que perdemos massa muscular ao envelhecer? – Entrete 1
Connect with us

Noticias

Dr Túlio Nunes responde: Por que perdemos massa muscular ao envelhecer?

Publicado a

em

Durante o envelhecimento, a perda progressiva da massa esquelética, unida à diminuição do número e tamanho das fibras musculares, restrição da força e resistência nesse tecido, é chamada de sarcopenia. Em outras palavras, é a perda de massa, força e função muscular acarretadas pelo avanço da idade. Os músculos, assim como o corpo, envelhecem por completo.

A sarcopenia é agravada pela perda hormonal, aumento de mediadores inflamatórios, diminuição da ingestão protéico-calórica, desuso do músculo produzido pelo sedentarismo ou por doenças incapacitantes, obesidade e presença de gordura intramuscular, associação com a osteoporose e baixos níveis de vitaminas D sérica. A partir dos 35 anos, o corpo humano começa a perder massa muscular, por isso a importância de se manter ativo. Com esse déficit, algumas funções no organismo começam a ter a sua forma reduzida e assim, ao envelhecer, o indivíduo sofre mais com essa condição.

De acordo com o Dr. Túlio Nunes (CREMERS: 48862), o envelhecimento pode envolver diversas doenças. “O envelhecimento envolve diversas doenças simultâneas que, aliadas à perda de minerais ósseos dificultam a locomoção e aumentam, consideravelmente, a probabilidade de quedas, consequentes fraturas, infecções e, possivelmente, à morte”, explica.

Se os músculos começam a funcionar de forma reduzida, a força também reduzirá, deixando assim o corpo mais suscetível a grandes fraturas. “Neste caso, as fraturas terão pouco êxito de recuperação óssea já que suas células se encontram comprometidas. Assim, torna-se essencial buscar prevenção”, comenta Dr. Túlio.

Por se tratar de uma doença que pode afetar qualquer pessoa, é preciso ficar atento aos possíveis sintomas, que podem não ser percebidos. Um dos principais sintomas é a falta de força para levantar objetos ou se movimentar. Outro sintoma é a flacidez na região dos braços e pernas, que são usados todos os dias e são aliados na locomoção.

“Suplementos minerais e vitamínicos como: vitaminas E, A, zinco, selênio, rutina, ácido linoleico, aliados a uma alimentação adequada acompanhada de exercícios físicos diários e acompanhamento de um médico, são uma ótima opção para envelhecer desfrutando de saúde e qualidade de vida”, finaliza o médico.

Conheça mais Túlio Nunes: https://instagram.com/dr.tulionunes
http://www.drtulionunes.com.br

Dr Túlio Nunes - Crédito da Foto: Acervo Pessoal / @rnassessoriaimprensa - Divulgação

Dr Túlio Nunes – Crédito da Foto: Acervo Pessoal / @rnassessoriaimprensa – Divulgação

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados