Alê Astolphi
Entrevista com a grande dama da hotelaria no Brasil: Chieko Aoki

Realização: Jornalista Vera Tabach – Presidente Nacional da ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica
QUEM É CHIEKO AOKI
Chieko Aoki é um dos nomes mais influentes no Brasil, conhecida como a dama da hotelaria local. Fundadora e presidente da Blue Tree Hotels, a nipo-brasileira transformou sua paixão pela hospitalidade em um império ao longo de 45 anos de carreira. Hoje, opera 23 hotéis em 17 cidades do pais, cultivando o equilíbrio entre o rigor japonês e a espontaneidade verde-amarela. A marca registrada de sua gestão: compromisso, respeito e valorização das pessoas.
A grande empresária da hotelaria brasileira
começou a sua carreira em um ambiente de trabalho dominado por homens, no qual conseguiu o seu espaço …
Com mais de quatro décadas de carreira, a fundadora da Blue Tree Hotels tornou-se referência internacional, revolucionando o mercado hoteleiro e inspirando mulheres no mundo dos negócios.
Chieko é formada em Direito pela Universidade de São Paulo(USP), com cursos em Administração na Universidade de Sofia, em Tóquio, e de Administração Hoteleira na Cornell University, nos Estados Unidos.
Trabalhou em diversos lugares do mundo como Estados Unidos, Ásia e Europa, como presidente da rede Caesar Park e como vice chairman da Westin, a mais antiga rede hoteleira dos Estados Unidos.
Chieko, carinhosamente chamada de “a dama da hotelaria”, deu início à Blue Tree em 1997, para criar rede com alto padrão de serviços a tarifas mais acessíveis. A rede conta hoje com 23 hotéis no Brasil, uma empresa de alimentos, a Noah Gastronomia, e também a CP Representações, empresa de vendas e reservas em hotelaria.

ENTREVISTA
Como foi o seu preparo para atuar no ramo da hotelaria? E como se deu sua entrada no segmento hoteleiro?
Primeiro, fui estudar os pontos fundamentais da operação hoteleira. Fiz um curso especial, mais curto, na Cornell para conhecer os pontos importantes da operação hoteleira. Segundo, tinha experiência de viajar muito para Ásia, Europa e Estados Unidos e claro, conhecer bem o Brasil, me hospedando nos diferentes tipos de hotéis, que foi oportunidade fundamental para conhecer a hotelaria na prática, principalmente os hotéis de luxo. Sou detalhista e também observadora, e fui aprendendo o processo de hospedagem e de alimentos e bebidas. Meu marido tinha um sócio hoteleiro, que considero o melhor hoteleiro que conheci em minha vida, quem me orientou e compartilhou o seu conhecimento inovador e diferenciado comigo, que foi a minha melhor escola.
Entrei na hotelaria a pedido do meu marido, que precisava de uma liderança para seus hotéis de luxo em São Paulo e no Rio de Janeiro, seus primeiros hotéis que, felizmente, cresceram significativamente na minha gestão.
2- A senhora já atuou em outras redes hoteleiras antes de fundar a Blue Tree? Poderia nos contar um pouco dessa trajetória?
Iniciei a minha jornada profissional na hotelaria em 1982, como diretora de marketing e de vendas do Caesar Park São Paulo e do Caesar Park Ipanema. Na sequência, participei da criação e fui presidente da rede Caesar Park Hotels & Resorts e, depois, fui Vice Chairman da Westin Hotels&Resorts. Em 1997, fundei a Blue Tree Hotels, porque tinha mercado para desenvolvimento de hotéis menos luxuosos e com excelente hospitalidade, com o mesmo padrão de hotéis 5 estrelas ou melhor, sob um novo conceito em hotéis, no Brasil.
3 – Há quanto tempo a senhora está à frente da Rede Blue Tree Hotels e como descreveria essa experiência até aqui?
Estou há 28 anos à frente da rede Blue Tree Hotels e tem sido um período de muito aprendizado, muitas conquistas e de criatividade e inovação, que considero a parte mais importante da minha carreira. Operação hoteleira diferenciada com excelente hospitalidade, excelentes resultados financeiros, desenvolvimento espetacular da equipe, criação de um método inédito em hospitalidade, o reconhecimento da marca com excelente reputação e contribuição que temos realizado ao mercado, com nosso estilo de hospitalidade, têm sido as melhores honrarias que poderia conquistar.
4 – Como a Rede Blue Tree está posicionada hoje no mercado hoteleiro nacional?
A Blue Tree Hotels está posicionada como uma das melhores redes hoteleiras do Brasil, com alto nível de credibilidade em administração hoteleira pelo nosso alto nível de retorno aos investimentos e em hospitalidade, pelo alto nível de satisfação dos hóspedes com a nossa hospitalidade que tem nome: Alma Blue Tree, que tem encantado os hóspedes pelo bem-cuidar, bem-servir e bem-receber dos clientes.
5 – Atualmente, quantos apartamentos compõem a rede?
Atualmente, a rede conta com cerca de 4 mil apartamentos espalhados por empreendimentos em 17 cidades, de Norte a Sul do Brasil.
6 – O Brasil conta hoje com produtos turísticos muito diversos, cada um com seu estilo. Como a Rede Blue Tree traça suas metas e diferencia-se no mercado?
Nosso olhar está sempre atento a novas oportunidades de negócios, mas também ao fortalecimento das operações já existentes. Trabalhamos com aspectos que valorizam a cultura local de cada região onde atuamos, respeitando as particularidades de cada destino e oferecendo experiências que realmente toquem as pessoas. Em tudo que fazemos, temos o compromisso de cooperar para o desenvolvimento do destino, valorizar a cidade para ser reconhecida como destino de valor por todo o país, inclusive com reconhecimento a nível internacional. Temos metas desafiadoras que as equipes conseguem superar com muita dedicação e criatividade. Nossos focos são resultados financeiros e resultados humanos onde o encantamento e bem-cuidar das pessoas, hóspedes, clientes, colaboradores e cidades, destinos, são nossas metas e propósito de nossa existência.
7 – Poderia compartilhar como é um dia típico de trabalho na sua rotina como gestora da Rede?
Minha rotina começa cedo, com exercício físico e outras atividades fora do trabalho, como regar as plantas, flores e rezar. Depois, começa a rotina do trabalho que geralmente vai até à noite. Participo de encontros do nosso segmento e de outros segmentos, como do grupo Mulheres do Brasil, onde colaboramos para construção de um Brasil mais forte e melhor, promovendo o desenvolvimento cada vez maior e melhor das mulheres, dos encontros setoriais etc. Visito bastante os hotéis para acompanhar a operação, trocar ideias com as equipes dos hotéis porque precisamos estar junto com a operação. Como se diz, “encostar a barriga no balcão” continua sendo prioridade para conhecer a operação e fortalecer o que fazemos bem e eliminar os aspectos negativos.
8 – Como a senhora enxerga a relação com a concorrência dentro do setor?
Vejo a concorrência com muito respeito. Ela é necessária e nos estimula a melhorar continuamente. Acredito que a grande característica diferenciada da Blue Tree Hotels é a nossa Alma Blue Tree, cultura que praticamos e melhoramos continuamente. Na Blue Tree, fazemos o nosso melhor, com consistência, atenção aos detalhes e um atendimento que acolhe o hóspede. É isso que nos destaca no mercado. Acredito muito que quando cada empresa trabalha com ética, qualidade e responsabilidade, todo o setor cresce. Concorrência saudável fortalece o mercado e amplia as oportunidades para todos. Isso beneficia as empresas, os profissionais e, principalmente, os clientes.
9 – Diante do cenário econômico atual, que tipo de campanhas promocionais ou eventos a rede tem promovido para atrair hóspedes?
Temos adotado uma postura estratégica. Campanhas promocionais sazonais, como a Blue Week e outras ações especiais, têm oferecido condições atrativas, flexibilidade e momentos especiais que valorizam a jornada do hóspede. Mais do que descontos, buscamos proporcionar experiências que encantam. Criamos eventos temáticos, ações de relacionamento com o trade e iniciativas que reforçam o nosso DNA de bem-receber, bem-servir e bem-cuidar. Ao mesmo tempo, seguimos atentos às transformações do setor. Investimos em inovação, tecnologia e sustentabilidade, guiados pela ideia de unir alta performance com sensibilidade humana.
10 – A sua agenda de executiva ainda permite algum tempo para atividades de lazer?
Sim, administro bem o meu tempo e procuro manter o corpo, mente e espírito saudáveis. Não tenho tempo para lazer por esquecimento; não sinto falta e, quando estou cansada, faço massagem e já estou renovada e estou pronta para fazer tudo de novo.
O tempo que disponho, quando fora do trabalho, dedico-me à minha mãe idosa, que adora estar comigo e sente a minha falta quando fico o tempo todo no trabalho. Gosto de me relaxar e recuperar a energia lendo livros e vendo seriados na TV. Eles recarregam a minha energia instantaneamente, assim como a companhia das poucas amigas íntimas com quem convivo.
11 – Em algum momento da sua carreira, o fato de ser mulher representou uma vantagem ou desvantagem? Já enfrentou algum tipo de preconceito?
Nunca senti desvantagem por ser mulher. Sempre tive excelentes amigos, principalmente no início da carreira quando praticamente não existiam mulheres líderes. Devo muito do que sou hoje para meus colegas homens, que me ajudaram sempre muito, ensinando, orientando e me dando cobertura em exposições importantes. Nunca senti preconceito, mesmo porque esta palavra não consta no meu dicionário.
12 – A senhora foi eleita pela revista Forbes como a segunda executiva mais importante do Brasil. Como recebeu essa importante homenagem?
Recebi essa homenagem com muita gratidão, honra e orgulho da nossa marca e equipe. Premiação objetiva me incentiva a continuar melhorando, compartilhar o know-how com a equipe e com o mercado, para que estejamos prontas e preparadas para mais reconhecimentos. É desafio positivo, de gratidão.
13 – Para encerrar, qual mensagem gostaria de deixar aos nossos leitores e futuros profissionais do setor?
Acredito que a hospitalidade é muito mais do que oferecer conforto. É cuidar, acalmar, dar apoio com alma e recarregar a energia das pessoas. Fazer bem às pessoas, nos conectando e ajudando. Hotelaria é hospitalidade, uma das profissões mais gratificantes porque aprendemos a cuidar de outras pessoas, da coletividade, a ser gentil, bem como criamos laços e conexões com diferentes tipos e perfis de pessoas. Aprendemos a entender as pessoas, seus desafios e conquistas. É mais do que trabalho ou profissão, é encontro da alma com propósito que irá transformar a sua vida. Só praticando e semeando para colher frutos.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

-
Entretenimento2 semanas atrás
Leonardo faz pedido inusitado a Poliana Rocha na cama e reação viraliza nas redes
-
Eventos2 semanas atrás
Mont Cristo Wine Bar promove jantar exclusivo com degustação de vinhos centenários em Santo André
-
Televisão & Novela1 semana atrás
Rodrigo Faro surpreende na Dança dos Famosos ao revelar uso de enchimento na cueca
-
Entretenimento1 semana atrás
Gilberto Gil fala no Fantástico sobre despedida de Preta Gil e destino das cinzas
-
Famosos1 semana atrás
Sandy homenageia Xororó, Lucas Lima e Junior Lima no Dia dos Pais
-
Eventos2 semanas atrás
“São Julhão”, série criada por Netinho Lins para o Globoplay, exalta o Nordeste em noite de lançamento em luxuoso hotel de SP
-
Televisão & Novela2 semanas atrás
Adryana Ribeiro, Albert Bressan, Ana Paula e Antony Marquez são os convidados do “Mega Sonho” deste sábado
-
Alê Astolphi2 semanas atrás
Luci Just transforma vidas com foco em gestão emocional e desenvolvimento humano