SBT celebra 44 anos com edição especial do “Programa Silvio Santos” neste domingo (24) – Entrete1
Connect with us

Televisão & Novela

SBT celebra 44 anos com edição especial do “Programa Silvio Santos” neste domingo (24)

Publicado a

em

Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel - Crédito da Foto: Gabriel Cardoso / SBT
Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel - Crédito da Foto: Gabriel Cardoso / SBT

Patricia Abravanel comanda homenagens a Serginho Groisman, participação do júri clássico no “Show de Calouros” com talentos dos funcionários, final do “Show do Milhão EMS Celebridades” e muito mais

Em celebração aos 44 anos do SBT, completados no último dia 19 de agosto, o “Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel” deste domingo, 24 de agosto, prepara uma edição especial repleta de surpresas, homenagens e nostalgia. Resgatando quadros históricos e valorizando quem ajuda a construir a emissora todos os dias, o tradicional “Show de Calouros” promove o reencontro com o júri clássico para avaliar, pela primeira vez, talentos revelados entre os próprios colaboradores do canal, uma forma de reconhecimento a dedicação de quem contribui diariamente para levar entretenimento e informação ao público.

O programa também presta tributo emocionante ao apresentador Serginho Groisman na “Sala do Artista”. O dominical ainda conta com o último episódio do “Show do Milhão EMS Celebridades”, reunindo nomes de destaque, e “Jogo das 3 Pistas”, com os jornalistas Magdalena Bonfiglioli Carlos Nascimento, ícones do telejornalismo. Uma noite memorável para o povo e para a história da TV brasileira.

Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel - Crédito da Foto: Gabriel Cardoso / SBT

Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel e Serginho Groisman – Crédito da Foto: Gabriel Cardoso / SBT

SOBRE O SBT:

Em 19 de agosto de 1981, foi inaugurado o Sistema Brasileiro de Televisão. Considerado o canal da família brasileira, o SBT cobre mais de 195 milhões de telespectadores e 71 milhões de lares*. Atualmente conta com 117 emissoras em todo país, 24 horas de programação diversificada com participação de 8,4% na Grande São Paulo e 7,2% nas Regiões Metropolitanas. O complexo SBT tem uma área total de 230.575,00 m² de terreno, com 58.063,22m² de área construída. Conta com 1 Estúdio de 800 m², 2 Estúdios de 770 m², 2 Estúdios de 730 m², 3 Estúdios de 660 m² e 1 Estúdio de 100 m² para cenografia virtual e realidade aumentada, somando uma área de mais de 5.880,00 m² e uma cidade cenográfica de 7.200,00 m². Além de ser um sucesso consolidado em programas de auditório e referência na produção de conteúdo infantojuvenil, a emissora conta com um jornalismo imparcial e de credibilidade e uma forte presença nos meios digitais, com diversos conteúdos exclusivos.

“Show de Calouros” é um dos programas mais icônicos da televisão brasileira. Lançado em 1977, ganhou notoriedade por proporcionar a milhares de talentos emergentes a oportunidade de se apresentar em rede nacional, sendo avaliado por um corpo de jurados. Funcionou como um espaço inclusivo, reunindo talentos de diversas faixas etárias e contextos sociais. Para vários participantes, como drag queens, dançarinos e cantores amadores, representou o primeiro passo rumo a uma trajetória artística na TV ou no cenário musical.

Personalidades como Décio Piccinini, Sônia Lima, Sérgio Mallandro, Flor Fernandez, Mara Maravilha e Nelson Rubens foram jurados nas atrações de calouros do Programa Silvio Santos. Os eternos Elke Maravilha, Aracy de Almeida, Wagner Montes e Pedro de Lara, já falecidos, também foram importantes na bancada do programa.

Sua relevância se reflete tanto no tempo em que permaneceu no ar quanto na memória afetiva do público, consolidando-se como um reflexo das transformações culturais do Brasil ao longo das décadas. Em 2024, o “Show de Calouros” reapareceu como um quadro dentro do “Programa Silvio Santos”, agora sob o comando de Patricia Abravanel.

Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel - Crédito da Foto: Gabriel Cardoso / SBT

Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel – Crédito da Foto: Gabriel Cardoso / SBT

Depois de anos, os saudosistas e a nova geração terão a oportunidade de rever os jurados clássicos no “Show de Calouros” deste domingo, 24 de agosto. É um pouco da magia da turma de Silvio Santos trazendo a dimensão dessa atração. Décio Piccinini, Flor Fernandez, Mara Maravilha, Nelson Rubens, Sérgio Mallandro e Sônia Lima vão avaliar, pela primeira vez na história, funcionários do SBT. Dezenas de colaboradores se inscreveram enviando vídeos com suas vocações e alguns foram selecionados para poder ser avaliados pelo júri.

Serginho Groisman, 75 anos, é jornalista e apresentador de TV com mais de 30 anos de carreira, conhecido pelo estilo descontraído e entrevistas marcantes. Começou nos anos 1970 como produtor de eventos culturais e passou pela TV Cultura e TV Gazeta, ganhando destaque no programa “Matéria-Prima” (TV Cultura) e, em 1991, com o “Programa Livre” no SBT. Desde 2000, comanda o “Altas Horas” na TV Globo. É casado com a dentista Fernanda Molina e pai de Thomas.

Para homenagear esse grande apresentador que fez história no SBT, Serginho recebe um VT emocionante relembrando sua trajetória profissional e pessoal. Ele também responde a perguntas de Patricia Abravanel e do júri clássico do “Show de Calouros”, sobre temas como sua aparência jovem, bastidores marcantes com Silvio Santos, memórias da plateia lotada no “Programa Livre” e as mudanças na televisão ao longo dos anos. Serginho ainda comenta qual convidado internacional deu mais trabalho, sua visão sobre a presença de influenciadores na TV, entre outras curiosidades.

Sobre a “Sala do Artista”

“Sala do Artista” era um espaço onde uma celebridade da música, da TV, do cinema ou do esporte era entrevistada pelos jurados do “Show de Calouros”. Com perguntas divertidas, instigantes e até picantes, diversos artistas revelavam, com exclusividade, um pouco mais sobre suas vidas e carreiras. Silvio Santos conduzia os encontros com seu bom humor característico e recebia a todos com o calor humano que lhe é habitual.

Entre os famosos que participaram nas décadas de 1980 e 1990, destacam-se: Marília Gabriela, Clodovil, Roberta Close, Xuxa, Mara Maravilha, Angélica, Regina Duarte, Antônio Fagundes, Chico Anísio, Carlos Alberto Torres, Maria Tereza, Dercy Gonçalves, além de presidenciáveis como Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva.

Sobre o “Programa Livre”

O “Programa Livre” estreou no dia em que o SBT comemorava seu 10º aniversário: 19 de agosto de 1991. A partir daí, as tardes da programação da TV brasileira nunca mais foram as mesmas. Serginho mantinha o microfone aberto para a juventude, sem censura ou considerações, permitindo um debate amplo e plural, provocando o raciocínio efervescente da sociedade que despontava saindo da adolescência e entrando na vida adulta.

No palco, artistas nacionais e internacionais de renome foram sabatinados pelas inteligentes e instigantes plateias que lotavam os estúdios da Vila Guilherme e, posteriormente, do Complexo Anhanguera.

Debates acalorados também evidenciaram a força do “Programa Livre”, e Serginho Groisman conduzia com maestria as indagações do público presente, evitando o mau gosto e exaltando o pensamento. Também tinha quadros famosos, como o “Beijo, Abraço ou Aperto de Mão”.

Grandes nomes nacionais estiveram na atração, como Mamonas Assassinas, Legião Urbana e Charlie Brown Jr., e internacionais, como Jon Bon Jovi, Shakira, Thalia, Alanis Morissette, Smashing Pumpkins, Sandra Bullock, Chris O’Donnell, Gloria Estefan, entre outros. Programas especiais marcaram a trajetória, como a edição produzida direto da extinta Casa de Detenção do Estado de São Paulo ou a edição produzida em Minas Gerais, revelando o conjunto Skank.

Em diversos horários em que esteve no ar, o “Programa Livre” manteve-se relevante, inteligente e salutar para que a família se reunisse e tivesse informação e entretenimento de qualidade em frente à TV.

Em 1999, Serginho deixa o SBT e o vespertino passa a ser conduzido por um rodízio de apresentadores formado por Christina Rocha, Ney Gonçalves Dias, Lú Barsotti, Márcia Goldschmidt e Otávio Mesquita. Em janeiro de 2000, passa para o fim de noite, sob o comando de Babi Xavier e uma nova ótica, com temas sobre sexo e a relação dos jovens com as drogas, permanecendo na programação do SBT até 2001, nos últimos meses transferido para os sábados.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados