Peterson Baestero
Sesc Pinheiros faz atividades relacionadas ao “Entre nós”
A programação contempla ações formativas e afetivas que buscam ampliar a compreensão sobre a neurodiversidade e fortalecer redes de apoio; além dos encontros online semanais, o projeto conta com bate-papo presencial – em agosto, a conversa é com Dr. Altamiro Vilhena e Dra. Ingrid Foresto, mediação de Camile Magalhães (dia 26/8).
O Sesc Pinheiros realiza, neste segundo semestre, o projeto Entre Nós, uma iniciativa dedicada a promover diálogos, acolhimento e troca de experiências sobre o autismo. Com especialistas, famílias e pessoas autistas, a programação contempla ações formativas e afetivas que buscam ampliar a compreensão sobre a neurodiversidade e fortalecer redes de apoio.
Os encontros acontecem semanalmente, de forma online. Em “Entre Nós: Conectando Histórias“, conduzido por Mariana Sotero Bonnás, a proposta é criar um ambiente seguro para compartilhar vivências, construir redes de apoio e trocar experiências, voltado a mães e pais atípicos.
Haverá ainda no dia 26 de agosto de 2025, terça-feira, às 19h, no Auditório do Sesc Pinheiros, um encontro presencial, aberto ao público, com o tema “Entre Nós: Diálogos Sobre Autismo e Convivência“. Participam Dr. Altamiro Vilhena e Dr Ingrid Foresto, com a mediação Camile Magalhões.
Durante o bate-papo, será disponibilizada uma sala de acolhimento para receber também as crianças, proporcionando um ambiente mais tranquilo e seguro para que as famílias possam participar dos encontros com mais conforto – a oficina para as crianças será conduzida por Keila Seiler.
Em outubro está previsto, também no Auditório, o “Entre Nós – Caminhos de Direitos: Autismo e o Protagonismo das Mães Atípicas”, com Andrea Werner e Vanessa Ziotti e mediação de Camile Magalhães (GEPROS).
Mais sobre o “Entre Nós”
O projeto propõe uma série de encontros formativos e afetivos dedicados ao tema do autismo, reunindo profissionais, pessoas autistas e familiares para refletir, escutar e compartilhar vivências. A partir de diferentes perspectivas, clínica, social, jurídica, educacional e afetiva. A proposta visa ampliar o entendimento sobre a neurodiversidade, combater estigmas e fortalecer práticas baseadas no respeito a diferença.
Inspirado na metáfora dos laços e conexões humanas, o título do projeto remete àquilo que nos aproxima: a convivência, a escuta, o afeto e o reconhecimento das diferenças como parte constitutiva da experiência humana. Valorizando a neurodiversidade como uma expressão legítima da condição humana, o projeto convida o público a refletir sobre o modo como construímos vínculos com o outro e sobre as formas possíveis de conviver com mais respeito, empatia e presença.
Todos os encontros “Entre Nós: Conectando Histórias” acontecem de forma on-line, são gratuitos e semanais. Já os bate-papos com convidados acontecem de forma presencial no Auditório da Unidade.
SERVIÇO
Entre Nós: Diálogos Sobre Autismo e Convivência
Com Dr. Altamiro Vilhena e Dr Ingrid Foresto, com a mediação Camile Magalhões e oficina para crianças com Keila Seiler
Dia 26/8, terça, às 19h.
Local: Auditório e Sala de Múltiplo Uso 3º andar (oficina).
Classificação indicativa 18 anos (bate-papo)
Grátis
Mais informações: Link
Dr. Altamiro Vilhena – Médico formado pela UFF em 1993, com especialização inicial em pediatria e mais de 20 anos de atuação na área. Pós-graduado em Psiquiatria Infantojuvenil, atua exclusivamente com saúde mental, comportamento e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Trabalha no CAPS Infantojuvenil III Heliópolis (São Paulo) e na APAE São Caetano do Sul, sendo membro da ABENEPI. Desenvolve trabalho voluntário com ONGs de acolhimento a famílias de jovens LGBTQIAPN+.
Dra. Ingrid J. S. Foresto – Psicóloga, Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, especialista em Neuropsicologia pela Santa Casa de SP. Atua há mais de 10 anos na avaliação de crianças, adolescentes e adultos, além do acompanhamento de pessoas neurodivergentes.
Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros – São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: Terça a sexta: 10h às 22h. Sábados: 10h às 21h. Domingos e feriados: 10h às 18h30
Estacionamento com manobrista
Como Chegar de Transporte Público: 350m a pé da Estação Faria Lima (metrô | linha amarela), 350m a pé da Estação Pinheiros (CPTM | Linha Esmeralda) e do Terminal Municipal Pinheiros (ônibus).
Acessibilidade: A unidade possui rampas de acesso e elevadores, além de banheiros e vestiários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Também conta com espaços reservados para cadeirantes.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Geral2 semanas atrásÍndia Zurich é coroada rainha de bateria da Unidos da Vila Santa Tereza para o Carnaval 2026
-
Geral2 semanas atrásLuciane Sippert comemora em dose dupla: Dia do Professor e aniversário da pequena Angelina
-
Musica e Youtube2 semanas atrásMatheus e Kauan apresentam última parte do álbum ‘Envolvente’ com parceria de Bruno & Marrone
-
Peterson Baestero2 semanas atrásÍndia Zurich é coroada rainha de bateria da Unidos da Vila Santa Tereza para o Carnaval 2026
-
Televisão & Novela2 semanas atrásIgor Kannário fala sobre trajetória, Carnaval e tatuagens no The Noite desta quarta (22)
-
Vanessa Haddad2 semanas atrásO Festival CriaBrasil 2025 fez do Rio um palco de inovação, diversidade e impacto social
-
Geral2 semanas atrásMusa da educação, lidera “seleção do bem-estar” com nomes do carnaval rumo à Sapucaí 2026
-
Geral1 semana atrásBernardo Coutinho defende causas sociais no Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica
