Peterson Baestero
Espaço que reúne 7 marcas de moda luxo abre as portas no Belvedere nesta quarta (1)

Botânico Shopping foi escolhido para receber um ambiente exclusivo na capital mineira que promete movimentar o mercado de luxo. Projetado pela arquiteta Ana Bahia, o local conta com seis marcas mineiras e uma de São Paulo
O mercado de moda em Minas ganha um novo capítulo de peso. O Botânico Shopping, o mais novo centro de compras e lazer de alto padrão de Belo Horizonte, inaugura no dia 01 de outubro, um espaço exclusivo destinado à moda luxo. A galeria, assinada pela renomada arquiteta Ana Bahia, reúne em um formato inovador no país, sete marcas de alto padrão, sendo seis mineiras e uma de São Paulo.
Com aporte de mais de R$ 3 milhões, o espaço de 420 metros quadrados executado pela Terzo Engenharia conta as marcas mineiras: Anna Barroso, Coven, Elisa Atheniense, Essenciale, Printing, Tatiane Queiroz e uma de São Paulo, a Manolita. A iniciativa do Botânico tem como objetivo fortalecer o segmento de moda de alto padrão no Estado e oferecer ao público do shopping um mix de marcas selecionadas e exclusivas.
Curadoria
“O que estamos projetando é uma proposta totalmente inovadora no país. Tivemos uma curadoria especial e a total liberdade de escolher marcas que têm sinergia entre si e se complementam. São marcas que possuem o mesmo posicionamento de mercado, autorais, que têm cuidado com a qualidade, o acabamento e o atendimento exclusivo”, explica Elisa Atheniense, proprietária da marca de bolsas que leva seu nome e uma das organizadoras da curadoria.
Segundo Atheniense, não se trata de uma loja multimarcas, e nem de compartilhamento, mas sim de corners, ou seja, espaços exclusivos dentro de uma loja, delimitados por mobiliário, a exemplo da galeria Le Bon Marché em Paris. “Não existe em nenhum shopping do Brasil um espaço com uma proposta semelhante, de reunir marcas em um mesmo espaço. Temos certeza de que será um sucesso”, garante.
Marcas consolidadas
No mercado há 30 anos, a loja Elisa Atheniense é conhecida pelo trabalho artesanal e sofisticado. A marca trabalha com bolsas, acessórios e complementos para a casa que une o couro e as técnicas de modelagem com estilo e elegância.
Outra marca consolidada no mercado mineiro, com mais de 30 anos de história e que fará parte do pool de moda do Botânico é a Coven. A diretora criativa, Liliane Rebehy, compartilha o entusiasmo com a curadoria das marcas. “Somos um grupo de marcas amigas que se comunicam, se conectam. Foi uma escolha feita em conjunto, para somar e proporcionar o melhor aos clientes. Desde o começo achei o projeto muito especial, cada marca selecionada tem a sua história, a sua identidade própria e valores agregados ao seu produto”.
Liliane também enfatiza o potencial do shopping. “A nossa expectativa é muito alta. O Botânico Shopping é maravilhoso, tivemos um encantamento não só pela proposta, mas pela estrutura oferecida em um ponto estratégico com grande potencial de crescimento que é o Belvedere. Existe no bairro e na região um grande interesse das pessoas em consumir marcas de alto padrão mais próximo de casa”, enfatiza.
Assim como todas as marcas presentes no espaço da moda do Botânico, a Coven também é pautada na autenticidade (autoralidade) do design e na alta qualidade do seu produto. Com o carro-chefe no tricô, a Coven também produz peças com mix que contempla composições associadas como camisaria, alfaiataria, tecido plano e peças curinga em malha.
Especializada em moda festa e casual, a Printing no mercado há três décadas é outra marca de peso do pool exclusivo do Botânico. Com loja no bairro Funcionários e uma nos Jardins em São Paulo, a Printing é dirigida por Malu Queiróz. A empresária está ansiosa pela abertura do segundo ponto em Belo Horizonte e credita o sucesso ao cuidado da curadoria. “Essa será nossa segunda loja na cidade, a primeira em um shopping. A curadoria do Botânico foi muito bem pensada. A ideia é proporcionar algo novo para o cliente em termos de experiência de compra, com altíssimo nível, onde o produto e o atendimento são diferenciados”, revela.
Anna Barroso, marca de calçados femininos, destaca o projeto como desafiador. “Essa é uma iniciativa visionária e ao mesmo tempo desafiadora, é algo que não existe em Belo Horizonte. Todas as marcas possuem um viés artístico”, conta. Segundo Barroso, que tem um atelier no bairro de Lourdes, essa será uma grande oportunidade de se aproximar de mais clientes.
“Nossa marca tem clientes fiéis, que chamo de colecionadoras, muitas já estão ansiosas pela inauguração desse novo espaço no Belvedere que será importante para estarmos mais próximas de muitas que moram na região”, revela empolgada. Barroso adianta que a marca vai lançar coleções novas e exclusivas no espaço.
Criada pela estilista Valéria Lemos, a Essenciale se destaca por seus bordados e alfaiataria. A marca utiliza fibras naturais, tecidos importados e cristais swarovsky. Já a marca Tatiana Queiroz apresenta joias contemporâneas feitas à mão, peças que unem design inovador e elegância atemporal.
Presente nos melhores shoppings de luxo de São Paulo, a grife de calçados femininos Manolita chega pela primeira vez a Minas Gerais no Botânico Shopping. As peças são feitas a mão por artesãos delicados e perfeccionistas, que primam pela qualidade dos materiais e produtos.
O projeto Espaço de Moda
O pool de moda tem 420 metros quadrados e está localizado no nível Horizonte, no coração do Botânico Shopping, tendo à sua frente a grande praça central e ao fundo o jardim vertical. “Estamos em um espaço generoso, em uma grande loja iluminada, onde a natureza também se faz presente. O nosso desafio foi criar um projeto orgânico, onde todas as sete marcas tenham destaque e a sua individualidade”, explicou a arquiteta Ana Bahia, responsável pelo projeto.
Para alcançar esse objetivo, Ana Bahia criou um projeto em formato de S, com linhas curvas e grandes painéis vazados que, além de delimitar os espaços, direcionam o fluxo de visitantes, promovendo uma integração visual e conceitual entre as marcas.
O projeto moderno do espaço da moda do Botânico inspira-se na arquitetura brutalista, caracterizada pelo uso do concreto aparente e uma estética imponente em contraste com o requinte e o refinado. “É uma arquitetura que valoriza a matéria-prima em sua forma essencial, como o cimento aparente. Buscamos preservar a estrutura original do local e ao mesmo tempo trazer a sofisticação com paleta de cores neutras, tapetes delicados, cortinas de linho requintadas, móveis de pedras de quartzito brasileiras, que se assemelham a verdadeiras joias”, detalha Ana Bahia.
Segundo a arquiteta, o projeto contará com uma área central com três amplos provadores, caixas revestidas em espelho e tapetes que demarcam sutilmente o espaço de cada marca. “Todo o design do ambiente foi projetado para promover uma conexão com todas as sete marcas, eliminando barreiras físicas e visuais. O visitante terá uma experiência imersiva e completa dentro do espaço”, pontua.
Exclusividade e marcas complementares
Para Ana Carolina Felix, diretora do Botânico Shopping, o espaço dedicado à moda do Botânico é uma aposta na exclusividade. “São todas marcas conceituadas, estabelecidas há muitos anos no mercado, que traduzem o trabalho autoral e exclusivo, com uma grade seleta de peças”, afirma. E complementa. “O Botânico é um lugar acolhedor e conveniente para fazer compras, cercado de natureza, o que torna a jornada ainda mais prazerosa. O nível Horizonte está repleto de boas oportunidades e também abriga outras marcas autorais que complementam a experiência de luxo”.
No nível Horizonte também está a Lauf, com sua moda fitness de alta performance e design inovador; a Auá que traz expertise de mais de duas décadas em criar peças atemporais, valorizando estampas exclusivas desenvolvidas em colaboração com designers, artistas plásticos e indígenas e a Beyz que oferece um sofisticado casual-chic e também opções para moda festa.
Para quem busca semijoias de design exclusivo, o Botânico também conta com a marca Camila Hermeto, que encanta o público mineiro há mais de dez anos.
Mercado de luxo
O mercado de luxo brasileiro tem na indústria da moda um dos seus principais representantes. Segundo um estudo lançado pela Bain & Company, o mercado de luxo no país movimentou R$ 74 bilhões em 2022. Entre os nove segmentos desse setor, moda e itens pessoais faturaram R$ 18 bilhões.
A iniciativa do Botânico Shopping de investir no segmento de moda de luxo demonstra a expansão desse mercado. Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), indicam que o faturamento da cadeia têxtil e de confecção no Brasil atingiu R$ 203,9 bilhões em 2023, um aumento significativo em relação aos R$ 193,2 bilhões de 2022.
Este crescimento constante também revela a solidez do mercado, fortalecido pela valorização da produção nacional e pela crescente demanda por produtos autorais e de qualidade. O Brasil ainda possui a maior cadeia têxtil completa do ocidente, abrangendo desde a produção de fibras até o varejo.
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