4/10 – “ParaChicos” na Praça Floriano Peixoto, mais oficinas e brincadeiras – Entrete1
Connect with us

Peterson Baestero

4/10 – “ParaChicos” na Praça Floriano Peixoto, mais oficinas e brincadeiras

Publicado a

em

O projeto “Teatro em Movimento na Praça Floriano Peixoto” dá continuidade à sua programação para crianças na Praça Floriano Peixoto com oficinas, brincadeiras e apresentação do espetáculo “ParaChicos”, no dia 4 de outubro, sábado, com programação a partir das 16h. A montagem é uma viagem pelo cancioneiro de Chico Buarque com um olhar lúdico da palhaça Begônia (interpretada por Mariana Arruda) – que tenta ser bailarina, mas vira palhaça e entra no mundo do Circo Roliúde e de sua banda animal. O projeto tem o patrocínio Master do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

“ParaChicos” tem direção de Lira Ribas e traz para a cena, a palhaça Begônia acompanhada da banda formada por Shari Simpson, Vitim Nascimento e Leandro Aguiar, que também assina a direção musical. No palco, o enredo traz canções como “João e Maria”, “Pedro Pedreiro”, “Valsa dos Clowns” e clássicos das trilhas de Os Saltimbancos e Os Saltimbancos Trapalhões como “A História de Uma Gata”, “A Galinha”, “Hollywood”, “Alô Liberdade” e “Piruetas”.

A programação inclui também; pintura facial para crianças, com a equipe da Meraki Eventos; e a participação da artista performer Ale Zanandreis, que apresenta uma envolvente contação de histórias com oficina de origami, em que as crianças aprendem a criar figuras de papel reaproveitado, estimulando a imaginação e a consciência ambiental. Já a Casa Circo Gamarra (@casa.circo.gamarra) traz uma divertida oficina de bolhas de sabão gigantes, que se soma a uma alegre intervenção de palhaços com tecidos, enchendo a praça de cores, leveza e brincadeiras.

O Teatro em Movimento, que tem patrocínio exclusivo do Instituto Unimed BH, com mais essa edição especial para as crianças, propõe que a Praça Floriano Peixoto se transforme novamente em um espaço de encontro, convivência e encantamento. “Levar o teatro e a música para a rua é uma forma de democratizar o acesso à arte e de criar experiências que marcam a infância, estimulam a imaginação e fortalecem os vínculos entre as famílias. Nossa proposta é unir diversão, aprendizado e afeto, mostrando que a arte pode ser parte essencial da formação de uma infância mais criativa, feliz e consciente”, afirma Tatyana Rubim, idealizadora do projeto.

O projeto “Teatro em Movimento na Praça Floriano Peixoto” tem um suporte pedagógico e, assim como na edição anterior, está sendo realizada uma preparação especial para a rede pública de ensino. O objetivo é mobilizar professores para tratarem o teatro como ferramenta de aprendizado. Os professores recebem uma cartilha intitulada Cartilha de Investigação Teatral com foco no espetáculo e sua temática, para se guiarem e completarem de forma lúdica o seu ciclo de aprendizagem em sala de aula, após assistirem o “ParaChicos” com seus alunos.

Serviço: 

Teatro em Movimento na Praça Floriano Peixoto 

Data: 4 de outubro, sábado, a partir das 15h

Local: Praça Floriano Peixoto – Bairro Santa Efigênia – Belo Horizonte

(MG) Entrada gratuita.

Informações: 

Redes sociais Teatro Em Movimento:

Instagram: https://www.instagram.com/teatroemmovimento

Facebook: https://www.facebook.com/teatroemmovimento

Youtube: www.youtube.com/teatroemmovimento

Twitter: www.twitter.com/teatroemmov

Teatro Em Movimento 

O projeto Teatro em Movimento, coordenado pela Rubim Produções, de Tatyana Rubim, completa 24 anos, em 2025, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo a circulação dos mesmos para Belo Horizonte que tornou-se, ao longo do tempo, praça relevante para a apresentação de importantes repertórios. Além disso, o projeto também atua em outros Estados e outras cidades. Desde então, contabiliza 280 repertórios, que somam mais de 800 apresentações, envolvendo cerca de 860 artistas, em 15 cidades, 30 teatros e público superior a 402 mil pessoas. Desde 2020, fundou o TeatroEmMov Digital, que realizou o primeiro curso de teatro digital do Brasil, sendo uma plataforma web que pesquisa, produz e une narrativas do teatro, da dança, do audiovisual e dos games; ambos idealizados por sua diretora, Tatyana Rubim.

Instituto Unimed-BH 

O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, gerando trabalho e renda para diversas famílias, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados, apoiados e realizados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados