Estudantes da rede estadual lançam livro em tarde de autógrafos no Rio de Janeiro – Entrete1
Connect with us

Geral

Estudantes da rede estadual lançam livro em tarde de autógrafos no Rio de Janeiro

Publicado a

em

Projeto Alunos Autores, da Seeduc-RJ, homenageou alunos, professores, e familiares no Espaço Centro Cultural Veneza

Estudantes da rede pública do estado do Rio de Janeiro celebraram, nesta terça-feira, 18 de novembro, o lançamento do livro que reúne textos produzidos por alunos de diferentes regiões do estado. O evento, realizado no Espaço Centro Cultural Veneza, na capital fluminense, contou com uma tarde de autógrafos que reuniu mais de 400 professores, familiares e os 33 estudantes-autores selecionados para a publicação.

A programação incluiu rodas de conversa literárias, homenagens, entrega de exemplares impressos e o anúncio do e-book que disponibiliza todas as produções do projeto Alunos Autores, editado pelo Grupo Eureka. A iniciativa integra o programa Educação do Amanhã, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), e tem como propósito incentivar a leitura e a escrita, contribuir para a recomposição das aprendizagens e fortalecer a autoestima dos estudantes ao reconhecer e valorizar suas narrativas.

Durante a cerimônia, a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel, destacou o papel transformador do projeto. “Foi uma tarde muito emocionante. Ouvir os depoimentos sobre o impacto dessa experiência na vida dos estudantes reforça a importância do que estamos construindo. Mais do que lançar um livro, celebramos acolhimento, reconhecimento e autoestima. A presença das famílias, vibrando e apoiando seus filhos, mostra que estamos plantando uma semente de transformação que vai muito além da escola.”

O estudante Davi de Andrade Altro, do Colégio Estadual Benta Pereira, em Campos dos Goytacazes, comemorou a seleção do poema “Silêncio das madrugadas”, inspirado em seus momentos noturnos assistindo séries e jogando videogame. Ele contou que a notícia foi recebida com grande surpresa: “Fiquei em choque quando a professora me avisou na escola que eu tinha ganhado. Foi muito massa! Cheguei em casa, contei para a minha mãe e para a minha irmã e elas ficaram super orgulhosas”, lembrou.

A estudante Sabriny Fogaça Lopes, do Colégio Estadual Barão de Tefé, em Seropédica, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, celebrou emocionada sua participação na coletânea Alunos Autores. Inspirada pela própria história, ela contou que o texto nasceu das lembranças dos banhos de tanque que recebia da avó na infância. “Fiquei muito feliz por ter sido selecionada. Precisei interromper meus estudos por 25 anos e ver meu texto publicado é um incentivo enorme para não desistir mais”, afirmou.

O estudante Matheus Borges do Nascimento, do Colégio Estadual Professor Jamil El Jaick, em Nova Friburgo, também demonstrou orgulho ao ver seu poema “A coragem de ser” publicado na coletânea. Ele destacou que sua inspiração veio da luta das meninas trans por espaço e respeito. “Foi uma emoção muito grande, porque eu escrevi realmente para ganhar e consegui. Me inspirei nas meninas trans que procuram um lugar na sociedade e muitas vezes não encontram apoio. A emoção é enorme porque não estou representando só a mim, mas também a minha escola e a minha cidade”, afirmou.

O Projeto

A Seeduc-RJ lançou o edital do Projeto Alunos Autores em maio deste ano, com a divulgação do cronograma e suas regras. A iniciativa contemplou três categorias: poesia, para integrantes do Ensino Fundamental Anos Finais; conto, para o Ensino Médio e crônica, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O processo foi dividido em três partes. Na fase escolar, cada unidade indicou um trabalho por modalidade, escolhido por uma banca especializada. Em seguida, houve uma curadoria das Diretorias Regionais, que selecionaram até duas opções de cada gênero para representar suas áreas. Na etapa estadual, uma comissão avaliadora externa escolheu os 33 finalistas.

Segundo a superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa, a atividade demonstra a força da rede e dos professores. “O Projeto Alunos Autores teve um alto comprometimento dos docentes, que incentivaram seus estudantes em sala de aula e acompanharam de perto cada estágio. O resultado é uma coletânea que expressa a diversidade cultural do estado e valoriza o protagonismo juvenil”, comentou.

O professor Marco Saliba, do Grupo Eureka, parceiro técnico da iniciativa, ressaltou que a publicação é resultado de um trabalho estratégico desenvolvido ao longo de todo o ano letivo para incentivar e valorizar a leitura e a escrita na rede estadual. “A tarde de autógrafos foi uma verdadeira festa da educação pública. Depois de meses de dedicação, de leituras e de muitas trocas, chegou o momento de mostrar a produção desses jovens. Um momento de vitória e de sucesso para todos.”

O Projeto Alunos Autores contou com a participação das 14 Diretorias Regionais: Metropolitanas I, II, III, IV, V, VI e VII; Norte Fluminense; Serrana I e II; Baixadas Litorâneas; Centro-Sul, Noroeste Fluminense e Sul Fluminense.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados