Noticias
Atividade do CCBB Educativo-Lugares de Culturas no Rio inspira compartilhamento de histórias com novos formatos de livros e tipos de leituras

Você já criou o seu próprio livro? Tem curiosidade sobre o tema? Então pode participar da atividade Livro Vivo, oferecida pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro no próximo fim de semana. A proposta é trabalhar com a tridimensionalidade do livro, suas diferentes possibilidades de leitura e explora os diversos modos de contar uma história. Os participantes são convidados a pregar palavras em um cubo com elásticos para criar, coletivamente, uma narrativa fora da página. Ao final, a história criada é lida e são experimentadas diferentes ordens e pontos de vista. O Livro Vivo acontece sábados e domingos, às 11h e 15h.
Outra atração desse sábado, dia 26, às 10 horas, no Auditório do 3O do andar do CCBB Educativo Lugares de Culturas, é o ‘Encontro com Educadores’, que recebe o professor Jair Miranda, da Unirio. Ele falará sobre a genealogia do samba e sua árvore genealógica, em diálogo com a exposição “Heitor dos Prazeres é meu nome”. O encontro, que reunirá professores e educadores em geral, abordará a vida do músico, compositor, pintor, cenógrafo, poeta e produtor cultural. No evento serão sorteadas viagens de ônibus para alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais), localizadas no município do Rio de Janeiro, visitarem a exposição. Os ingressos podem ser retirados no site do CCBB RJ ou diretamente na bilheteria uma hora antes do evento.
O Mobiliário Educativo – Heitor dos Prazeres Você sabe quem sou eu?, no qual, a partir de um jogo de cartas com dicas e símbolos Adinkras (um conjunto de ideogramas pertencente aos povos Akan, um grupo linguístico originário da África Ocidental, que abrange parte de Gana e da Cidade do Marfim), é explorado o resgate de personalidades negras importantes para a cultura e resistência do seu povo no Rio de Janeiro. O desafio é descobrir quantos artistas negros da música e das artes visuais o participante conhece. Para tanto, são oferecidas pistas e imagens do território carioca. A atividade abrange todos os públicos e acontece às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 11h às 18h, de hora em hora, no térreo do CCBB Rio. A entrada é livre, sem retirada de ingresso.
Já o espetáculo “Heitor, muitos Prazeres!” apresenta a vida e obra do multiartista, de quartas a sextas-feiras, às 13 horas. As apresentações da história musical acontecem no térreo, com entrada gratuita e sem necessidade de retirada de ingresso. É só chegar e participar.
Ainda sob inspiração de Heitor dos Prazeres, que pintou as brincadeiras infantis do Rio de Janeiro de seu tempo, a atividade Brinquedos Cantados reúne alguns dos jogos tradicionais do Brasil que envolvem a música em sua prática. Como parte do Laboratório de Artes, acontece sala do CCBB Educativo Lugares de Culturas, no 1ºandar do CCBB Rio, nos sábados, domingos e feriados, às 12h e 16h.
Crédito Barbarela de Paula
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

-
Musica e Youtube2 semanas atrás
Matheus & Kauan lançam versão de “A Nossa Praia” com MC Tuto, gravada ao vivo na ExpoCrato 2025
-
Entretenimento2 semanas atrás
Corpo de Preta Gil será cremado após velório aberto ao público no Rio
-
Shows e Festivais2 semanas atrás
Márcia Fellipe abre o coração sobre Festival Forró e Mulher: “É um sonho antigo”
-
Musica e Youtube2 semanas atrás
Ao lado de Manu Bahtidão, Mariana Fagundes lança “Beber Até Te Esquecer”
-
Musica e Youtube2 semanas atrás
Kaique e Felipe são homenageados no programa “Encontro com Patrícia Poeta”
-
Musica e Youtube2 semanas atrás
Mesmo após sua partida, Marília Mendonça segue quebrando recordes e emocionando o Brasil
-
Shows e Festivais2 semanas atrás
Pela primeira vez no Brasil, 40 Fingers, o quarteto italiano que vem surpreendendo o mundo
-
Famosos6 dias atrás
Zé Felipe aciona a Justiça contra Virginia Fonseca e pede divisão de R$ 200 milhões