Connect with us

Colunistas

Ator de Chiquititas, Chico Abreu está com novo projeto para crianças

Publicado a

em

Quem assistiu Chiquititas, novela infantil que marcou época no fim da década de 1990, tem na memória afetiva o famoso personagem Tatu, vivido pelo então ator mirim Chico Abreu. Hoje, o também compositor, cantor e autor está com 38 anos, adotou o nome artístico Xá, casou com a atriz e cantora Lívia Izar, teve um casal de filhos e não parou de trabalhar com conteúdo para os pequenos. Manaká é o novo projeto que une a família e traz histórias contadas em clipes, músicas e em show da dupla. “Ondas do Rio, Ondas do Mar” é o primeiro single do projeto da série “SIM, viver é um presente!”, com muita alegria e alto astral para toda a família – já está no canal do YouTube (https://www.youtube.com/manakaoficial) e nas plataformas digitais de música (https://bfan.link/ondas-do-rio-ondas-do-mar).

Original e inédita, idealizada por Xá, a série gravada no “quintal de casa”, na região do Recreio dos Bandeirantes (RJ), tem direção do premiado Luís Antônio Igreja (dirigiu, entre outros, o programa infantil ‘Tem Criança na Cozinha’ no canal Gloob [2013-2015] e o filme ‘Poropopó’ – seu primeiro longa-metragem), com arranjos do renomado produtor musical e maestro Julinho Teixeira (Padre Fábio de Melo, Roberta Miranda, Elba Ramalho, Emílio Santiago, Xuxa, entre outros), e conta ainda com as animações e colagens da artista plástica Bárbara Coimbra, além de TOM&LUZ como produtora associada. O projeto Manaká terá 13 clipes ao todo, e será apresentado com show ao vivo.

Todo o trabalho foi gravado na região onde reside, fez toda a diferença. “Aqui tem uma simplicidade quase rural. Isso nos remete Minas, Paraná, de onde viemos. Andamos bastante de bicicleta, nossos filhos estudam em escolas diferenciadas com mais liberdade metodológica, vamos a cachoeira, ao sítio do Toninho, a praia! Foi exatamente essa contemplação que inspirou a estética dos clipes e está presente neles. Nosso filho brinca de areia na praia aonde gravamos o clipe “Ondas do Rio, ondas do Mar”, diz Xá.  As cenas foram gravadas na Reserva da Prainha e na própria escola de um dos filhos, com os amigos reais da classe. “Essa mistura entre o real e o fantástico era o que a gente queria retratar. A vida comum bem olhada e bem vivida gerando sentidos”, acrescenta Livia.

O clipe de “Ondas do Rio, Ondas do Mar” tem duração de 2 minutos e 40 segundos, foi produzido em live action (quando a animação faz parte da ação dos personagens interpretados por pessoas reais) e se inspirou no olhar da infância, sempre atento às possibilidades, para trazer as próprias mãos como brinquedos e dar vida aos personagens, tecer histórias e formar elos imagéticos e fantásticos. No clipe, um banho diferente em casa com uma história bem contada faz emergir os mistérios do fundo do mar de forma simples e extraordinária. As mãos tornam-se peixinhos, siris, cavalos-marinhos, corais coloridos, entre outros.

Manaká - Credito da Foto Pino Gomes

Manaká – Credito da Foto Pino Gomes

Tudo começou com o encontro profissional entre Xá e Li – hoje, uma família formada através da arte e do amor e que gerou dois filhos. Desta vivência, surgiu a ideia de produzir músicas para o público infantojuvenil e formar o Manaká. Ela, curitibana formada em rádio e TV, atriz premiada, compositora e cantora. Ele, mineiro, estudante de antroposofia e pedagogia waldorf, teve passagem pela novela Chiquititas (anos 1990) e escreve músicas, espetáculos, séries e filmes. “O Manaká é uma dupla de música para infância que canta em suas composições o livre brincar, o afeto nas trocas intergeracionais e o contato íntimo com a natureza – como pilares de uma infância plena!”, diz Xá.  A dupla evidencia o bem, o bom e o belo da vida, com liberdade de gêneros musicais e com referência aos hinos da infância dos anos 80 e 90. Eles fazem um trabalho a partir da criança de hoje, para a família inteira curtir junto, estreitando e fortalecendo vínculos. Como eles dizem: “O Manaká existe para tornar a vida de todos mais radiante e feliz”.

O Manaká abre uma frente de opções. E o show “SIM, viver é um presente!”  seguirá pelo mundo afora. São 60 minutos onde Liv e Xico brincam, cantam, pulam, interpretam, contam causos e interagem com o público, num clima vibrante e de alto astral. As canções vão trazer muitas histórias e passeiam por emoções diversas: ora despertando gargalhadas e fazendo dançar, outrora comovendo, sensibilizando e emocionando. “É um projeto multiplataformas: é show, filme, clipe, brincares… é vida! Em família, pungente, cheinho de propósito”, diz, Xá, que é um dos nomes mais requisitados na atualidade para produção de conteúdo de excelência para crianças.

Desde a participação no especial do Dia das Crianças da TV Cultura em 2017, o Manaká vem se apresentando por todo o Brasil. Recomendado pelo Jornal O Globo como um dos oito melhores trabalhos de música para crianças da atualidade, já circulou por hospitais públicos do Rio de Janeiro, levando afeto e alegria para crianças internadas, familiares e profissionais da saúde. 

Acompanhe o Manaká no Canal do YouTube e  nas plataformas digitais de música.

Youtube:> https://www.youtube.com/manakaoficial

Siga o Manaká: www.instagram.com/manaka.oficial

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados