Churrasco brasileiro X parrilla uruguaia: Claudia Meireles aponta as diferenças

Assados estão entre os destaques da culinária sul-americana mundo afora

Em todo o mundo, a América do Sul é conhecida pelo gosto saboroso das carnes. Em especial, os pratos que se destacam são o churrasco brasileiro e a “parrilla” uruguaia – isto é, o famoso churrasco uruguaio.

No entanto, você sabia que os assados tradicionais do Brasil e do Uruguai, embora semelhantes, se diferenciam em muitos aspectos?

A jornalista Claudia Meireles, colunista do portal Metrópoles e conhecida pelo gosto culinário refinado, conta que muitos brasileiros, quando visitam o país vizinho, se surpreendem ao saborear o churrasco local.

“No fim, tudo é churrasco, mas os métodos de preparar e assar a carne são diferentes, o que faz cada um ter um sabor peculiar”, resume a jornalista.

Nesse sentido, Claudia destaca que os uruguaios não costumam usar espetos e, muitas vezes, preferem fazer fogo por intermédio de lenhas do que recorrer a pedaços de carvão.

“A lenha exige mais habilidade do churrasqueiro, mas oferece um sabor diferenciado à carne”, pontua.

Além disso, a jornalista aponta que, enquanto usamos sal grosso, os uruguaios preferem salgar a carne com sal entrefino, condimento que se espalha pelas peças de forma mais uniforme.

“O chorizo é o grande destaque da parrilla uruguaia. Eles também assam bifes de ancho, costelas, maminha e fraldinha”, diz Claudia. “Para os uruguaios, o churrasco é acompanhado de batata frita, salada, verduras e molhos. Ou seja, há diferenças no prato principal e nos acompanhamentos”, complementa.

Por fim, a colunista social conta que o brasileiro que pensa que vai tomar muita cerveja durante o churrasco uruguaio está redondamente enganado.

“No Uruguai, mesmo durante a parrilla, o vinho é a bebida dominante. Os nossos vizinhos entendem que o vinho tem uma harmonização especial com os cortes servidos”, explica a jornalista.

Claudia Meireles - Crédito da Foto: Acervo Pessoal
Claudia Meireles – Crédito da Foto: Acervo Pessoal