Connect with us

Colunistas

Cirurgião Plástico Dr. Luiz Wanna, comenta sobre as Super Tendências de 2023

Publicado a

em

Dr. Luiz Wanna, cirurgião plástico comenta sobre as Super Tendências de 2023: Os Procedimentos Estéticos mais Procurados do Momento

O Brasil é um dos países que lidera o ranking de cirurgias estéticas, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Apesar da popularidade de alguns procedimentos, muitos estão rodeados de dúvidas que já foram derrubados pela ciência, mas ainda continuam repercutindo.

Pensando nisso, o cirurgião plástico Dr. Luiz Anízio Wanna cita os procedimentos que são tendência para 2023 e explica sobre cada um deles, confira:

Lipo HD Light

Você já ouviu falar da Lipo HD Light? É uma versão mais refinada da técnica de lipoaspiração HD já conhecida, a qual permite deixar mais aparentes os tons musculares, proporcionando um resultado suave e sem a marcação extrema dos gomos.

“Não confunda a Lipo HD Light com a Lipo Light: a segunda consiste em retirar pouca quantidade de gordura, produzindo resultados não tão satisfatórios quanto os de uma Lipo HD. Geralmente, é necessário realizar várias sessões para alcançar os resultados desejados e utiliza-se apenas anestesia local.” explica o Dr. Luiz Anízio Wanna.

Pode-se dividir o pós-operatório em três etapas. A primeira, denominada “pós-operatório imediato”, corresponde às primeiras 24 horas em que o paciente ainda se encontra no hospital, com medicações e acompanhamento médico. A segunda, conhecida como “pós-operatório mediato”, refere-se ao primeiro mês após a cirurgia. Nessa fase, além das medicações, o paciente é submetido às sessões de drenagem linfática e ao uso de cinta compressiva para diminuir o inchaço e o edema, e manter as curvas. A terceira etapa é o “período tardio”, que pode levar de um a seis meses

“Para isso, é importante que seja realizada por um profissional bem treinado e experiente, em um hospital ou clínica que disponha do suporte adequado. O conhecimento da anatomia e de todas as camadas e estruturas superficiais e profundas do cirurgião plástico qualificado, permite que a cirurgia seja realizada com a máxima segurança, sempre respeitando os limites de volume a ser lipoaspirado e também a área corporal abordada.” indica o cirurgião plástico.

Mamoplastia com prótese de silicone

O Dr. Luiz Anízio Wanna esclarece que, também chamada de mamoplastia ou mastoplastia de aumento, visa aumentar o tamanho das mamas, proporcionar contorno, simetria e firmeza aos seios, através da inclusão de próteses de silicone.

Recuperação e volta às atividades

Em geral, a paciente pode realizar atividades leves logo após a alta. Entre essas estão carregar pesos bem leves (como bolsas e sacolas com poucas coisas), comer, ir ao banheiro, tomar banho, e subir ou descer poucos lances de escada. Pode-se também sentar e deitar sozinha, desde que o façam com calma e sem grande esforço nos braços.

Atividades que exigem um pouco mais de esforço, como cozinhar, arrumar a casa e carregar sacolas pesadas necessitam um tempo maior de pós-operatório para serem liberadas, em geral, entre três semanas e um mês, se tudo correr bem com a cicatrização. Por mais que não pareça, a atividade de dirigir é considerada um esforço físico importante para os braços e, por isso, também deve ser evitada antes de três semanas.

Dr. Luiz Wanna - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Dr. Luiz Wanna – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Abdominoplastia

Esse procedimento é recomendado para mulheres que passaram por múltiplas gestações e pacientes que tiveram uma grande perda de peso, para eliminar o excesso de pele e flacidez presentes apenas na barriga.
É necessário esclarecer que a abdominoplastia não é indicada para o emagrecimento. Ela contribui apenas na remodelação da região abdominal e elimina a saliência no local em pessoas que estão em boa forma e dentro do peso adequado.

Abdominoplastia e Lipo

Pacientes com muita flacidez podem associar as duas técnicas. Assim, a abdominoplastia ficará encarregada pela retirada do excesso de pele na região inferior abdominal e a lipo proporcionará a função de melhorar o desenho muscular. Nesses casos, no entanto, os resultados da lipo costumam ser mais suaves, com menor definição.

“Cirurgia plástica é um assunto sério, não é como comprar roupa, que caso você não goste mais é só trocar. É uma decisão que deve ser cuidadosamente pensada e pesquisada, pois se trata de um procedimento irreversível. Além disso, é importante escolher um bom cirurgião plástico, com experiência e referências positivas. O objetivo da cirurgia plástica deve ser a melhoria da qualidade de vida do paciente, e não apenas a busca pelo corpo perfeito.” Finaliza o Dr. Luiz Anízio Wanna.

Dr. Luiz Wanna
CRM 74219 / RQE 29103
@drluizaniziowanna

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados