Como proteger os seus dados dos crimes cibernéticos com dicas do Analista Criminal Lerry Granville

Com a pandemia, os golpes aumentaram mais de 950% e os seus dados podem estar expostos, descubra como proteger suas informações

Segundo dados disponibilizados pela Fortinet, na pandemia, os casos aumentaram em 950% em relação ao ano anterior. O especialista Lerry Granville confirma que diariamente diversos crimes cibernéticos são aplicados. Seja um pix realizado, uma mensagem falsa enviada com o pedido de socorro do seu “filho” ou até mesmo uma foto encaminhada durante uma conversa privada.

Granville alerta aos internautas sobre os passos a serem seguidos em caso de golpe, e para garantir que as ações sejam eficientes, é indispensável realizar o boletim de ocorrência o mais rápido possível “O prejudicado deve imediatamente fazer o boletim de ocorrência, seja online ou presencial e adicionar o máximo de informações possíveis, nos mínimos detalhes. Se tiver conversa, áudio, ligação, tudo o que for prova, deve ser anexado durante a ocorrência” completa o especialista. Para que os seus dados estejam protegidos, o profissional orienta que mantenha as informações na nuvem do navegador e com os fatores de segurança ativados.

Ele continua explicando que é totalmente indispensável que o prejudicado informe ao seu banco de origem o valor da transação que saiu da conta e contate também o banco que foi transferido o valor. “Quanto mais rápida a ação, menores são as chances do indivíduo conseguir movimentar o dinheiro. Os bancos precisam estar em sintonia para que a conta seja bloqueada e rastreada”.

É muito comum em casos de dados pessoais expostos, que o golpista queira negociar diretamente com a pessoa a quem ele esteja aplicando o golpe, esse é um dos maiores erros. Para Lerry, o método infalível é contatar uma empresa especialista que entenda de crimes cibernéticos. “Não faça qualquer negociação sem antes conversar com um profissional, uma equipe especialista em processo de recuperação de dados. Muitas vezes, o processo é resolvido rapidamente. O golpista visa o dinheiro, ele não tem interesse em seus dados”, finaliza.

Conheça mais Lerry Granville:  https://instagram.com/lerrygranville

Lerry Granville - Crédito da Foto: Acervo Pessoal / @rnassessoriaimprensa - Divulgação
Lerry Granville – Crédito da Foto: Acervo Pessoal / @rnassessoriaimprensa – Divulgação

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa