Renato Cipriano
Conheça a história do designer de produto Natanael Ferreira
Natanael Ferreira, 27 anos, é natural de uma pequena cidade chamada Missão Velha, localizada na região Cariri Cearense. É designer de produto, formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), Já foi professor de design, bolsista em um curso ofertado pelo estilista Alexandre Herchcovitch, consultor de design e atualmente trabalha como autônomo nas áreas de moda e artesanato.
Suas primeiras aspirações na moda surgiram após o lançamento do remake da novela Ti Ti Ti da Rede Globo, em 2010, quando ele tinha apenas 12 anos. Naquela época começou a desenhar seus primeiros croquis.
Vamos acompanhar abaixo o seu próprio relato:
Recordo bem de ter desenhos espalhados por toda a casa, que me acompanhavam por onde eu fosse, até mesmo na escola. Meus desenhos faziam sucesso em sala de aula, e cheguei a desenhar alguns looks para três de minhas professoras. Contudo, meu primeiro contato com a produção de moda veio ainda bem pequeno, pois minha avó paterna e uma de minhas tias maternas eram costureiras, e eu cresci acompanhando seu trabalho e folheando suas revistas de moda da época, acompanhando as tendências e as personalidades da moda. Como criança criativa que fui, sempre explorei minha imaginação. Bem cedo aprendi o básico da costura, e usava essa habilidade para produzir o “figurino” para meus bonecos de ação. Sempre fui fã de filmes de fantasia como Harry Potter e O Senhor dos Anéis, e o desejo de imergir na fantasia se manifestava na brincadeira, em que eu costurava as capas das casas comunais dos estudantes de Hogwarts, os livros de magia, vassouras mágicas com fios e galhos de plantas e diversos outros artifícios.
Em 2016 fui selecionado para o curso de Design de Produto na Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte. O curso que na época era de base tecnológica, e hoje ampliou-se para Bacharelado em Gráfico e Moda. Na época o desejo era de cursar moda, mas o curso ampliou as possibilidades para outras áreas do design. Fora da universidade, com a orientação de minha avó e tia, aprendi a costurar, sozinho aprendi a bordar com fios e pedrarias. Em 2019 conclui meu curso, conseguindo me graduar antes do advindo da pandemia. Neste período eu explorei e ampliei minhas habilidades estudando um pouco mais sobre corte e costura e tecnologias de moda.
Em 2020 o estilista Alexandre Herchcovitch lançou seu mine curso de moda Da Ideia ao Corpo, que reuniu alunos de todo o mundo. Nesta primeira edição, ele lançou uma única vaga para bolsista na qual decidi concorrer. Era necessário apenas escrever uma carta, contando sobre mim e minha relação com a moda, para participar da seleção. Algumas semanas depois recebi um email anunciando minha aprovação.
Em 2021, um amigo da faculdade que, naquele mesmo ano, foi aprovado em uma seleção para professor substituto na UFCA, me informou sobre a possibilidade de novas vagas para professores de moda, temporários. Pouco confiante, por não ter tido nenhuma experiência profissional depois da graduação, estudei para a vaga pensando na experiência que seria de conhecer o processo seletivo. Quase desisti de fazer as provas às vésperas da seleção, por medo de me deparar com um resultado que desapontasse minha autoconfiança, contudo o apoio de familiares, e amigos foram essenciais para continuar. Foram três provas desafiadoras, mas que, não conseguiram me barrar. O primeiro lugar das duas vagas disponíveis foi meu. Era o início de uma grande experiência não só profissional, mas também pessoal.
Assumir o cargo de professor em uma instituição de nível superior, sendo recém formado, aos 23 anos, e sem nenhuma experiencia similar antes foi o maior desafio que vivi até hoje. Tive medo de não ser aceito pela comunidade discente, por ser quase tão jovem quanto a maioria deles, de não conseguir instruí-los com a qualidade que eles mereciam, mas tive muito apoio de meus colegas de trabalho (meus ex professores(as) em sua maioria). Em novembro, um mês após o início das aulas, que ainda eram em modo remoto mudei para Juazeiro do Norte, cidade onde localiza o campus do curso de Design. No ano seguinte, as atividades presenciais foram retomadas. Meu maior objetivo durante minha experiência era garantir que a habilitação de moda do curso conseguisse notoriedade, também fora da academia. Em um único semestre meus alunos e eu conseguimos produzir dois desfiles, resultados dos trabalhos de disciplinas de projeto de moda. Ambos eventos tiveram um resultado muito mais positivo do que o esperado. Em 17 meses eu pude orientar diversos projetos nos campos do design de moda, design de produto, projetos de extensão, projetos de conclusão de curso, e diversas outras atividades enriquecedoras. Em março de 2023 cumpri meu contrato deixando um lugar que foi como minha segunda casa. Aprendi, ensinei e juntos fortificamos e impulsionamos o curso, conseguindo notoriedade não somente no cariri, mas em todo o Brasil, atraindo novos alunos de todas as regiões.
Em 2022 tive a oportunidade de trabalhar com um grupo de artesãs da Associação de Artesanato Fibrarte, que trabalha com fibras extraídas dos troncos de bananeiras. Juntos, desenvolvemos à pedido da Secretaria de Cultura de Missão Velha, um gibão de vaqueiro. O primeiro a ser feito com a fibra. Na ocasião ele seria usado pelo então prefeito no desfile do vaqueiro, na tradicional Festa da Vaquejada da cidade. A peça reuniu técnicas de tramas, cordas e crochê, todos com a fibra. Desde então vimos trabalhando juntos, desenvolvendo produtos decorativos e acessórios de moda artesanais, como lustres, arranjos florais, espelhos e bolsas.
Já realizei trabalhos como modelista em confecções, já ofertei aulas de corte e costura particulares, curso de bordado, e consultoria através do programa de política pública Ceart, que fomenta o trabalho artesanal em todo Estado do Ceará. Há um ano, retornei à minha cidade natal e desde então trabalhando com moda autoral, produzindo alfaiataria masculina, vestidos de festa, e com consultoria na associação Fibrarte. Hoje, estou em processo para lançar minha marca de moda autoral no mercado regional, com o lançamento de uma coleção cápsula que reúne minhas habilidades na produção de moda festa, alfaiataria, e artesanato, marcando o início de uma nova fase em minha carreira.
-
Joacles Costa4 semanas atrás
Bruno Gomes é o Novo Imortal da Academia de Letras e Artes do Rio de Janeiro
-
Aline Sá2 semanas atrás
A Fazenda 16: Prova de Fogo consagra Gui Vieira como vencedor
-
Aline Sá2 semanas atrás
A Fazenda 16: Fazendeiro causa punição gravíssima nesta manhã, saiba
-
Aline Sá3 semanas atrás
A fazenda 16: Babi sofre acidente e corta o pé durante a festa
-
Eluan Carlos4 semanas atrás
Dono de clínica citada em laudo divulgado por Marçal nega envolvimento
-
Colunistas4 semanas atrás
Du Gordinho surpreende com churrasco de alta qualidade no aniversário de jornalista
-
Aline Sá3 semanas atrás
A Fazenda 16: Festa de caos! Punição, acidente, choro e DR de grupo marcou a madrugada
-
Luca Moreira2 semanas atrás
Metacapsu: Os Benefícios do Suplemento Alimentar em Cápsulas