Geral
É plágio? Laudo pericial aponta se Zé Felipe copiou música no hit ‘Toma Toma Vapo Vapo’
Após Zé Felipe enfrentar acusação envolvendo o hit “Toma Toma Vapo Vapo” e ser processado por plágio e danos morais, um laudo técnico pericial descartou a cópia. Nesta sexta-feira (14), Fábia Oliveira, do Metrópoles, divulgou o parecer do perito e o que foi dito pela defesa do cantor após a entrega do documento. No entanto, o laudo não decretou o fim do processo, que continua até que a sentença seja definida.
Segundo a colunista, o perito entendeu que as obras são completamente distintas após uma análise minuciosa. Para o profissional, não há semelhança de melodia e harmonia. No dia 7 deste mês, a defesa de Zé Felipe apresentou um parecer do processo e informou que a ação de indenização pedida é uma “aventura jurídica inconsistente“, o que estaria evidenciado no laudo com 60 páginas.

Zé Felipe foi processado em abril deste ano por José Carlos de Lima Pereira, conhecido como Carlinhos Mutuca, que se apresenta como autor da música “Vip Vap”. Mutuca também citou a agência Talismã Digitial, MC Danny, com quem Zé fez o feat, e os compositores Lucas Medeiros, Shylton Fernandes e Vinicíus Poeta no processo. Ele pediu R$ 30 mil em indenização e solicitou que seu nome fosse incluído como um dos autores de “Toma Toma Vapo Vapo”.
Segundo o Splash, do UOL, Carlinhos contou que já havia apresentado sua música no “Legendários”, da Record TV, e no “Programa do Ratinho”, do SBT, em 2016. Mas “Vip Vap” só teria sido registrada por ele em 2020. Em sua defesa, o filho de Leonardo pediu para não ser réu na ação e apresentou uma autorização dos compositores para gravar o hit. Zé também apontou que a responsabilidade seria do ECAD, órgão que cuida da fiscalização de músicas e repasse de valores aos compositores.
O marido de Virgínia questionou a ação. Segundo ele, estava claro que as canções são completamente diferentes, mesmo fazendo uso de onomatopeia no refrão. O cantor disse que não houve cópia da letra ou da ideia por trás da música. No entanto, a alegação de que a petição inicial não era consistente foi rejeitada.
A Justiça entendeu que todos os requisitos para o início do processo foram preenchidos. Sobre a alegação de ilegitimidade passiva, o pedido de Zé Felipe foi rejeitado. O motivo é que, enquanto intérprete, ele teria uma responsabilidade solidária com os compositores da música, uma vez que também obtém lucro com ela. Ouça as músicas:
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Eventos & Shows2 semanas atrásFundação Justiça Solidária presidida por Thiago de Moraes celebra sucesso do lançamento de livro
-
Musica e Youtube2 semanas atrásMatheus & Kauan surpreendem fãs com anúncio misterioso sobre o futuro da dupla
-
Televisão & Novela2 semanas atrásThe Noite desta segunda (15) recebe sósias dos famosos Mumuzinho, Belo, Sidney Magal entre outros
-
Famosos2 semanas atrásLaís Caldas e Gustavo Marsengo anunciam gravidez do primeiro filho após casamento
-
Musica & Youtube2 semanas atrásDia Nacional do Forró: Reginaldo Sama celebra raízes nordestinas, nova música e fase especial na carreira
-
Famosos6 dias atrásJaque Sobrinho faz surpresa de Natal para filha de Pocah e emociona família
-
Geral2 semanas atrásMédica Denise Ozores inaugura clínica exclusiva em Alphaville com foco em medicina integrada
-
Saude e Beleza1 semana atrásGordão da XJ aposta no muay thai após eliminar 115 kg
