Connect with us

Colunistas

Endocrinologista Dr Daniel Bratan comenta sobre os erros que nos impedem de emagrecer corretamente

Publicado a

em

Dr Daniel Bratan, médico endocrinologista e medicina esportiva, comenta sobre dietas erradas que se tornam estratégias equivocadas.

Ao mesmo tempo, em que se sucede mundialmente o aumento da ocorrência de sobrepeso e obesidade, é evidente a disseminação do desejo de emagrecer e a popularização de dietas e tratamentos para essa finalidade.
Atualmente, fazer dieta com objetivo de reduzir o peso é um estilo de vida para um grande número de pessoas.

O aumento de práticas de dietas para emagrecimento é notado até mesmo entre pessoas de peso normal, que influenciados pela família, mídia e pressão social de um modo geral, se submetem a “dietas da moda”, sem foco no autocontrole, restritivas, e com nenhum benefício a saúde.

“É notável que perder peso está na mira de boa parte da população. O problema são os meios que as pessoas tomam para chegar a esse fim. Sabendo que o processo de emagrecimento depende de hábitos alimentares, não são poucas as pessoas que partem para dietas restritivas e radicais”, ressalta o médico nutrólogo e endocrinologista Dr. Daniel Bratan.

Na maioria das dietas restritivas, as pessoas costumam tirar alguns tipos de alimento essenciais de sua alimentação, tais como carboidratos e proteínas. Em outras, o processo é ainda mais radical, tais como as dietas líquidas, em que se sugere que sejam feitas apenas a ingestão de alimentos líquidos. Existem ainda as chamadas “dieta zero”, que sugerem que a pessoa fique períodos da semana sem se alimentar.

O Dr. Daniel Bratan explica, para que se entenda melhor o assunto, que devemos ter em mente que perder peso difere de emagrecer. Perder peso é reduzir os números que a balança marca: você pode se livrar da gordura, mas também (ou até mais) de músculo e água. Emagrecer, em si, é a redução da gordura corporal, algo que comprovadamente faz bem à saúde.

Apesar das dietas restritivas levarem à perda de peso, isso não acontece de maneira saudável. O que se nota, geralmente, é que a perda de peso é decorrente da perda de massa muscular, e não de gordura, além da perda de água. Isso ocorre porque, muitas vezes, existe uma carência nutricional muito grande no corpo das pessoas que adotam essa prática equivocada.

Efeitos colaterais que uma dieta mal planejada pode te proporcionar:

– Cansaço constante e fraqueza;
– Perda de massa muscular;
– Queda de cabelo;
– Unhas frágeis;
– Pele sempre ressecada;
– Dores de cabeça constantes;
– Dificuldades para dormir;
– Irritabilidade;
– Sérias deficiências nutricionais;
– Efeito sanfona;
– Transtornos alimentares.

Dr Daniel Bratan - Credito da Foto: Kauan Forte / Divulgação

Dr Daniel Bratan – Credito da Foto: Kauan Forte / Divulgação

“São muitos os problemas que esse tipo de dieta pode ocasionar, inclusive anemia e surgimento de problemas cardiovasculares”, comenta o médico.

O emagrecimento é um processo multidisciplinar, ou seja, requer o comprometimento da parte médica, do educador físico, do nutricionista, ou seja, o emagrecimento correto e saudável faz parte de todo um processo.

Qual o melhor processo para realizarmos o emagrecimento de forma correta? “É o qual fazemos o paciente ganhar massa muscular e diminuir a massa de gordura. Uma vez que o paciente ganha massa muscular e diminui a gordura corporal, caracteriza-se como um emagrecimento definitivo em que será evitado o efeito sanfona”, esclarece Daniel Bratan.

Qual a importância de fazer o paciente ganhar massa muscular? O Dr. Daniel Bratan instrui que o músculo resume-se como a base do metabolismo, quanto maior a massa muscular, maior será a taxa metabólica, e quanto maior a sua taxa metabólica maior o seu gasto. E dessa maneira, fica muito mais fácil realizar o processo de deficit calórico, em que o corpo consegue, então, fazer a queima da massa de gordura que está em excesso. Esse é o processo correto de realizar um emagrecimento.

“Não deixe de buscar o acompanhamento adequado de um profissional, para te auxiliar a emagrecer corretamente com saúde, eficiência e de maneira efetiva”, finaliza o médico Dr. Daniel Bratan.

Dr Daniel Bratan - Credito da Foto: Kauan Forte / Divulgação

Dr Daniel Bratan – Credito da Foto: Kauan Forte / Divulgação

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados