Fábrica do Samba recebe exposição sobre o Bicentenário da Independência do Brasil

 Comunicação Liga SP
Organizada pela Liga-SP, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a instalação tem visitação gratuita e vai até dezembro de 2022.

Como bom contador de histórias que é, o Carnaval paulistano vai reunir partes da história da Independência do Brasil a partir de outubro, na Fábrica do Samba, em São Paulo. “Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias” é um projeto da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através do investimento do Governo do Estado, por meio do Termo de Fomento.

A mostra tem como objetivo integrar as escolas de samba e o Carnaval às manifestações culturais paulistas comemorativas ao Bicentenário da Independência do Brasil. Para celebrar o lançamento, a Liga-SP recebeu no último dia (29), o secretário Sérgio Sá Leitão na quadra da Mancha Verde, com direito a um show da anfitriã e campeã do Carnaval SP 2022, a partir das 19h30. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Integrante da escola de samba Independente Tricolor no Carnaval 2022 - Foto: Paulo Lopes / @plopesphoto @ligacarnavalsp
Integrante da escola de samba Independente Tricolor no Carnaval 2022 – Foto: Paulo Lopes / @plopesphoto @ligacarnavalsp

Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias

Entre outubro e dezembro de 2022, o Carnaval empresta sua narrativa multifacetada para reunir recortes da história da Independência do Brasil. A exposição “Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias” é uma curadoria de desfiles paulistanos que retrataram o tema ao longo dos anos. A proposta é uma experiência multissensorial e imersiva dos últimos 200 anos, através das práticas carnavalescas.

E para abrigar a exposição, nada melhor do que a Fábrica do Samba, onde nascem os sonhos de Carnaval das agremiações paulistanas. Os visitantes serão recebidos na entrada com alegorias temáticas de 3 e 5 metros de altura. Dentro do galpão, semelhante aos usados pelas escolas instaladas no complexo, serão 10 estações carnavalescas sobre o Bicentenário, além de visitas guiadas, espaços de vivência artística e shows das escolas de samba aos fins de semana. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre. A programação oficial será divulgada em breve.

“Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias” é um projeto realizado pela Liga-SP, com o fundamental apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do governador Rodrigo Garcia, e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, sob gestão do secretário Sérgio Sá Leitão.