Festa de Halloween acaba com 120 mortes na Coreia do Sul

Cerca de 120 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas, na capital da Coreia do Sul, Seul, neste sábado (29). O acidente aconteceu durante as comemorações de Halloween no bairro de Itaewon, segundo  as autoridades locais. Além disso, 50 pessoas sofreram paradas cardíacas e o número de mortes pode aumentar nas próximas horas.

Segundo o Corpo de Bombeiros local, a tragédia começou depois que a multidão começou a se espremer em uma pequena rua, na região de Itaewon, conhecida pela vida noturna. Entretanto, as autoridades ainda não sabem o que deu início à movimentação das pessoas.

Festa de Halloween acaba em tragédia na Coreia do Sul – Foto: Reprodução/Twitter
Festa de Halloween acaba em tragédia na Coreia do Sul – Foto: Reprodução/Twitter

Inicialmente, as autoridades apontavam 59 mortos e 150 feridos, mas  números foram rapidamente. “Por volta de 01h30 [na madrugada de sábado para domingo no horário local], 59 pessoas tinham morrido e 150 estavam feridas”, informou o oficial do departamento dos bombeiros Choi Sung-bum. Foram destinadas 140 ambulâncias para o local no intuito de oferecer todo o suporte as vítimas.

Presidente emite declaração após incidente na festa

O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, emitiu uma declaração para que os funcionários assegurem um tratamento rápido para os feridos. Ela também orientou que o Ministério da Saúde envie equipes de assistência médica, além de garantir camas nos hospitais vizinhos da região onde aconteceu a tragédia.

Conforme os “media” locais, cerca de 100.000 pessoas foram às ruas de Itaewon para as festividades do Halloween. A edição foi a maior em anos após a flexibilização da pandemia de Covid-19, nos últimos meses.