Geral
Home office pode distanciar funcionário da empresa, aponta especialista
Para Iraci Bohrer, alguns sinais invisíveis desta modalidade de trabalho podem gerar custos para as empresas
Depois de o trabalho home office ganhar destaque durante a pandemia e ser mantido por algumas empresas até hoje, alguns de seus efeitos começam a ser questionados por especialistas em gestão de pessoas, tais como isolamento social, dificuldade em separar a vida profissional da pessoal, problemas de saúde física e mental, distrações no ambiente doméstico, falta de estrutura adequada e de comunicação e desengajamento da cultura da empresa.
São os chamados sinais invisíveis, que podem gerar custos não previstos para as empresas. “Apesar de muitos benefícios, o trabalho home office pode causar ruídos na comunicação e, por consequência, mal-entendidos. Outro agravante é que ao perder a cultura da empresa, pode haver um distanciamento entre ela e o funcionário”, comenta Iraci Bohrer, especialista em gestão de pessoas e autora do livro O jogo invisível das decisões.
A falta de interações sociais diárias pode levar a sentimentos de solidão e dificultar a socialização com colegas de trabalho. “A dificuldade de desconexão pode gerar estresse e exaustão emocional. Já a desconexão com a cultura da empresa afeta a motivação e o sentimento de pertencimento”, afirma Iraci.
De acordo com a especialista em gestão de pessoas, compreender esses sinais invisíveis também é o papel de um líder. “Quanto mais ele se torna preciso, mais assertivas são as decisões sobre pessoas e negócios. A clareza para decidir bem sobre pessoas começa na clareza emocional e mental de quem lidera. Só enxerga o invisível quem está presente. Só decide com precisão quem consegue silenciar o ruído interno e observar além do óbvio”, diz Iraci.
É por isso que a leitura do invisível importa, ela revela o que os olhos não mostram à primeira vista. “A intenção por trás da fala, o peso que a pessoa carrega, o quanto ela está presente de verdade no aqui e agora. Por isso, muitas empresas estão revendo a o home office ou, pelo menos, adotando um modelo híbrido”, conclui Iraci.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Noticias7 dias atrásA jornada de André Costa do Sol, de vendedor de amendoim a especialista do mercado imobiliário em Praia Grande
-
Aline Sá2 semanas atrásA FAZENDA 17: Enquete BOMBÁSTICA: saiba quem são os quatro peões para o ‘Super Paiol’
-
Aline Sá2 semanas atrásA FAZENDA 17: ‘Super Paiol’ tem eliminação dupla para podar as plantas, entenda
-
Geral6 dias atrásSula Costa recebe Oscar A.C.L.A.B 2024 – Uma Noite de Estrelas do Jornalismo em São Paulo
-
Eventos2 semanas atrásSylvia Design se emociona no casamento do filho José Alexandre com Giovanna Alves
-
Noticias2 semanas atrásClaudinho Negritude Júnior brilha na nova campanha da Polo GO
-
Famosos1 semana atrásJoão Guilherme elogia Ana Castela e celebra namoro do irmão Zé Felipe
-
Geral2 semanas atrásCampanha AACD Teleton 2025 bate a meta, viabiliza mais de 300 mil atendimentos e celebra os 75 anos da Instituição
