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Jornalista usa redes sociais para divulgar cultura da cidade

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Igor Cartiê - Foto: Acervo Pessoal

O jornalista e agora influenciador Igor Cartiê, aos 26 anos têm ganhado destaque nas redes sociais com seu perfil no Instagram dedicado ao Jornalismo independente e comunitário.

Com alcance de mais de meio milhão em seu portal de notícias, Itajuípe 24 Horas,  que leva o nome da cidade, o jovem de Itajuípe, sul da Bahia usa as redes sociais para levar o lado positivo de seu município, divulgando eventos, entretenimento, culinárias e pontos turísticos.

“É difícil ver que as belezas da sua cidade não estão sendo ponto turístico de quem vem de fora. Minha cidade possui o cartão postal mais lindo entre os municípios do interior. Os talentos não são mostrados por falta de apoio e divulgação. A mídia nacional é bem restrita e apaga alguns lugares do Brasil, os interiores deste país são cheios de cultura e não é uma bolha esquecida! Temos poder para exportar muita coisa”, comenta.

Criado em maio de 2019, em seu primeiro momento para divulgar o comércio da cidade, Igor fala que pensou em desistir após ter seu instrumento de trabalho furtado, o celular.

“A ideia surgiu desproporcionalmente, acordei com isso em mente após avaliar outros perfis similares que são de Jornalismo, o Ipolítica e o Ilhéus Eventos serviram de estudo. Tive auxílio de duas pessoas que me ajudaram nesse primeiro momento, Flaine e Mary Simões estiveram comigo, e se hoje está onde chegou tem parcela das duas. Tive que dar uma pausa durante a pandemia, fiquei sem celular por 2 anos após terem me roubado, foi uma fase péssima, todo mundo viu o quanto eu queria que desse certo”, relembra.

Entretanto, em setembro de 2022, Igor decidiu retornar a ativa com o portal, mas dessa vez reformulado com a editoria jornalística de entretenimento focado em conteúdo informativo regional.

“Muita gente me pergunta porque não colocar outro tipo de conteúdo além de entretenimento, eu respondo que fazer a página um lugar policial é uma mão perigosa, além de estar expondo pessoas, a energia que isso traz não é legal, ninguém precisa se contaminar com esse tipo de coisa. A galera chega do trabalho, cansada, quer relaxar e entrar na página pra se atualizar, acompanhar através das redes o evento que não pode ir, como foi…não ver quem morreu”, explica o estudante de jornalismo.

Sucesso de engajamento com mais de meio milhão de visualizações e com cinco mil seguidores em crescente, o jornalista pretende transformar o portal em trabalho para trazer mais conteúdos que possa atender outros lugares.

“Sempre penso em crescer, fazer o que eu faço sem retorno financeiro é um desafio. Estou sem trabalho formal desde 2018, atualizei a página para não perder a prática jornalística, é necessário, não fiz por ego, para aparecer. Mas, ver que a galera da minha cidade abraçou e percebeu que é pra gente, é surreal. Me emociono, porque faço de coração, com amor. Quero transformar essa ideia em profissão para atingir outros lugares. Pretendo abrir o site ainda esse semestre”, finaliza. 

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