Noticias
Marcas que não trabalham com o marketing de experiência devem ficar para trás em 2023
Empresário italiano Marvin Akbari acredita que empresas devem investir em um relacionamento mais próximo do seu público
Empresas só conseguem consolidação quando há um desenvolvimento constante de estratégias bem definidas para adquirir clientes, gerar valor e trazer a confiança e fidelização do público. Dentro deste processo, o marketing de experiência se tornou uma ferramenta essencial para a construção da imagem de uma marca, além de potencializá-la.
Desenvolvida há anos, a estratégia ganhou força por conta das mídias sociais, que se transformaram em grandes condutores de comportamento humano, além dos eventos que estimulam respostas emocionais. Com a ajuda das redes, o marketing de experiência hoje pode ser mais amplo e oferecer vivências de diversas formas e situações.
Italiano, Marvin Akbari fundou a C’est La Vie Produções, empresa especializada em eventos para o público de alto padrão, e veio para o Brasil. Atualmente, ele vem criando diversos eventos que buscam atrair olhares e proporcionar a experimentação, não apenas com experiencias físicas, mas também digitais. De acordo com Marvin, essa estratégia atinge de diversas formas o público por trazer algo mais humanizado.
“O contato marca-consumidor mudou muito ao longo dos anos, a interação é mais rápida e direta, hoje apenas oferecer um produto ou serviço não é o suficiente, pois as pessoas formam opiniões sobre algo através das experiências que vivem. Hoje com a internet e redes sociais somos bombardeados com informações a todo momento e por isso é muito mais difícil para a marca prender a atenção do cliente. Com o marketing de experiência, essa perspectiva muda, pois se torna possível conquistar o cliente e divulgar a sua marca, sendo um diferencial no mercado, pois irá fazer com que a marca crie um relacionamento com o consumidor a longo prazo”, explica Marvin.
Hoje muito se fala do marketing de influência, já que 40% dos consumidores brasileiros levam em conta a opinião de algum influenciador antes de adquirir um produto. Mas para além dessa técnica, o consumidor quer sentir na pele, adquirir suas próprias sensações e experimentar algo único na campanha de uma marca, gerando memórias afetivas ao processo de compra, é por isso que atualmente investir no Marketing de Experiência é o diferencial no mercado.
Em relação a isso, Marvin Akbari acredita que estratégias de campanhas espontâneas entre consumidores e marcas conseguem trazer uma ideia de proximidade quando o cliente vive aquele produto ou serviço, o que tira o ar de propaganda e torna a empresa um personagem da realidade.
“Muitos se limitam a almoços ou jantares em restaurantes com influenciadoras ou clientes. Os mesmos lugares e propostas muito parecidas, onde o que muda é simplesmente a aparência da temática. É preciso mais para surpreender. Em casos de um público exigente e, para poder gerar uma experiência que realmente impacte, a barra sobe”, detalha Marvin.
Além de utilizar as mídias sociais como um meio de aproximação, os eventos criativos e bem elaborados conseguem conectar o cliente de uma maneira mais passional e emotiva. Para 2023, o caminho deve seguir em entender as decisões de compra do cliente e encontrar ações que possam resultar em experiências satisfatórias.
-
Renato Cipriano4 semanas atrás
Carnaval 2025: Anny Alves é a nova Destaque que vai agitar a Gaviões da Fiel
-
Luca Moreira3 semanas atrás
Especialista revela como atrair o cliente ideal através da segmentação das newsletters
-
Newma Santiago2 semanas atrás
Espaço Místico Cigano combina tradição cigana e tratamentos holísticos inovadores
-
Hernane3 semanas atrás
São Paulo ganha novo espaço dedicado à beleza e bem-estar com a inauguração do Espaço Gaia
-
Noticias4 semanas atrás
Ester Muniz é eleita vencedora de concurso inusitado e fala sobre autoestima e autoconfiança
-
Noticias2 semanas atrás
Marcelo Souza, especialista em Economia Circular, participa de importante painel na COP29
-
Noticias4 semanas atrás
Pagode do Adame lança “Acredita” – Volume 2 com parcerias de peso e nova identidade sonora
-
Noticias4 semanas atrás
Xamã lança “Mary Madalena” em mistura de rap romântico e influências de Ivan Lins