Geral
Maria Aline Soares – De Literatura Infantil Negra a Artigo Acadêmico Internacional

Maria Aline Soares e os filhos – Crédito da Foto: Divulgação
Marla Goins, doutoranda em 2020, publicou o livro “A Amiga Estadunidense da Abayomi” em colaboração com Maria Aline Soares, professora e ativista no Brasil. Goins obteve seu doutorado pela Faculdade de Educação em Ecologia Humana e foi pesquisadora visitante na Universidade de São Paulo em 2018 e 2019-2020 como parte de seu doutorado no programa de Ensino e Aprendizagem.
Goins também publicou recentemente um artigo intitulado “O feminismo negro culturalmente sustentável da diva: contos de uma professora-ativista-mãe afro-brasileira” na edição da Comparative Education Review sobre Black Lives Matter e lutas globais por justiça racial na educação.
No artigo, a epistemologia e a pedagogia de uma mulher afro-brasileira chamada Diva são discutidas como uma práxis culturalmente sustentável no contexto do movimento transnacional e feminista #BlackLivesMatter. Diva trabalha para desmantelar a supremacia branca em seus papéis como professora de pré-escola, fabricante de bonecas, autora de livros infantis e mãe. Os resultados provêm de um trabalho de campo etnográfico realizado entre 2018 e 2020, que envolveu a coleta de narrativas e vídeos, a análise de artefatos e o desenvolvimento de um relacionamento e solidariedade contínuos.
O livro tem origem no relacionamento que começou durante a pesquisa.
“Diva e eu coescrevemos um […] livro em que Abayomi tem uma amiga afro-americana chamada Marla, que vem visitá-la dos Estados Unidos”, disse Goins. O livro foi publicado pela Academia Periférica das Letras.

Maria Aline Soares – Crédito da Foto: Divulgação
Conta sobre o significado do nome da personagem que é o mesmo nome da boneca Abayomi que é feita de pano e nó ,uma boneca feita pela artesã Lena Martins,antes da década de 80 que fazia para as crianças carentes na época,que não tinha condições de ter bonecas.
Um conto afro brasileiro surgiu na mesma década que a boneca começou a ser conhecida , o conto afro brasileiro fala que a boneca era feito nos navios e assim, a personagem conta sua história de forma lúdica.
A única maneira de recuperar o seu poder é voltar à sua raiz, abraçar a sua cultura e conectar-se aos seus antepassados. Asé’
Escritora: Maria Aline Soares
Editora: Academia periférica de letras
Ilustração: Veridiana Camelô
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Televisão & Novela2 semanas atrásFofocalizando amplia quadros e traz novidades em 2026
-
Esportes2 semanas atrásJúlia Menezes retorna aos palcos em 2025, marca temporada e projeta 2026 ainda mais competitivo
-
Entretenimento2 semanas atrásDiaTV decide não renovar contrato com Blogueirinha após sucesso do programa
-
Geral2 semanas atrásPrevisões 2026 por Lu Bernardi — O ano que pode virar o mundo de cabeça para baixo
-
Geral2 semanas atrásLuciane Sippert recebe Prêmio de Palestrante Destaque 2025 da Tallento’s
-
Geral2 semanas atrásSacerdote Bruno Padilha: A Força da Ancestralidade e a Inovação na Fé
-
Geral6 dias atrásKeila Amaral, musa da Colorado do Brás retorna ao Carnaval com “fantasia mais ousada do que nunca”
-
Carnaval SP1 semana atrásMilene Gonzalez transforma o ensaio técnico da Tucuruvi em um verdadeiro espetáculo de moda e narrativa
