Morre rainha Elizabeth II: Rei se chamará Charles III

Nesta quinta-feira, 8 de setembro, o mundo se abalou com a notícia da morte da Rainha Elizabeth II, aos 96 anos. A monarca morreu na Escócia rodeada por toda a família.

Sendo assim, o Príncipe Charles, primogênito de Elizabeth, assume o trono, se tornando Rei. A Rainha teve o mais longo reinado da história do Reino Unido e ficou no poder por mais de sete décadas.

Fotos: Grosby Group
Fotos: Grosby Group

Charles, que assume o trono aos 73 anos, é o monarca mais velho a iniciar um reinado. O Príncipe já estava assumindo algumas das funções da mãe, devido à idade avançada da Rainha. Além dele, Elizabeth e Philip (que morreu em 2021) tiveram outros três filhos: Princesa Anne, Príncipe Andrew e Príncipe Edward.

Agora, o novo rei deve se reunir com a primeira ministra Liz Truss e fazer um pronunciamento à nação. No trono, o novo rei será chamado de Rei Charles III, como anunciou a chefe do governo britânico, que pelo protocolo deveria ser a primeira a se pronunciar sobre a morte da monarca.

“Nos próximos dias, nos reuniremos para celebrar sua extraordinária vida e seu legado. Ela era amada e adorada ao redor do mundo. Agora o reinado passa para o rei Charles III”, disse Liz.