Mostra regresso ao Brasil: Sérgio Tréfaut ganha retrospectiva no Rio de Janeiro – Entrete 1
Connect with us

Noticias

Mostra regresso ao Brasil: Sérgio Tréfaut ganha retrospectiva no Rio de Janeiro

Publicado a

em

Mostra regresso ao Brasil começa em 11 de setembro no Centro Cultural Justiça Federal (RJ) com homenagem ao cineasta Sérgio Tréfaut

Nascido em São Paulo, filho de pai português e de mãe francesa, o cineasta Sérgio Tréfaut tem uma obra marcante contando com ficções e documentários. Radicado na Europa desde 1975, quando seu irmão foi preso e torturado pela ditadura, ele apresenta agora no país a retrospectiva completa de seu trabalho. Regresso ao Brasil acontece no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, entre 11 de setembro e 11 de outubro.

A mostra é gratuita e conta com 11 sessões que serão apresentadas pelo diretor, seguidas de debates com grandes nomes do cinema nacional. Já estão confirmados Lucia Murat, Helena Solberg, Sandra Kogut, Amir Labaki, Beth Formaggini, Karen Harley e Edgar Moura.

Os filmes exibidos são multipremiados como Outro País (1999), documentário de estreia sobre a Revolução dos Cravos (atualmente exibido por todo o mundo por comemoração do cinquentenário da revolução), Fleurette (2002), perturbador testemunho sobre relações familiares, Lisboetas (2004), retrato incontornável dos imigrantes em Portugal neste milênio, até seu mais recente A Noiva (2022), retrato misterioso das noivas do Estado Islâmico, cuja estreia mundial foi no Festival de Veneza.

Sem passar por escolas de cinema, Tréfaut formou-se em filosofia na Sorbonne e começou a carreira como jornalista em Lisboa, antes de se afirmar como produtor e diretor a partir da década de 90. Praticamente todos os seus filmes (documentários e ficções em várias línguas) são retratos coletivos, retratos de comunidades, retratos a várias vozes, que nos levam ao Egito, à Ucrânia, ao Iraque, aos campos de extermínio nazistas na Polônia, aos jardins do Palácio do Catete no Rio de Janeiro e, sobretudo, a Portugal.

Sua obra foi premiada em diversos festivais internacionais como Moscou, Biarritz (Fipadoc), São Francisco, Documenta Madrid, Gigón, Les Écran Documentaires, Indielisboa, Doclisboa, Sevilha, Uruguai, Perugia, etc.

Raiva, a sua ficção de maior sucesso, estreada no Brasil em 2019, ganhou o Globo de Ouro (Portugal) de melhor filme do ano e de melhor atriz. Também recebeu seis prêmios Sofia atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema: melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor ator secundário, melhor fotografia, melhor roteiro adaptado.

Todos os seus filmes foram exibidos em festivais brasileiros, como a Mostra de São Paulo, o Festival do Rio, É Tudo Verdade, etc.

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados