No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário “Cabo Verde – um sonho possível” – Entrete1
Connect with us

Noticias

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário “Cabo Verde – um sonho possível”

Publicado a

em

Cena do documentário “Cabo Verde – um sonho possível”, que terá sua estreia no MIS no Dia da Consciência Negra. Crédito: divulgação
Cena do documentário “Cabo Verde – um sonho possível”, que terá sua estreia no MIS no Dia da Consciência Negra. Crédito: divulgação

A edição de novembro do Doc.MIS celebra o Dia da Consciência Negra20 de novembro, com a estreia do documentário “Cabo Verde – um sonho possível”, como parte da 21ª edição da Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE. O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria física do MIS com uma hora de antecedência.

Em meio à geografia árida e desafiadora do arquipélago cabo-verdiano, o povo construiu, com altivez e autonomia, um caminho de resiliência inspirado nas lições libertárias de Amílcar Cabral e na força telúrica do canto de Cesária Évora. Este documentário revela como a cultura se tornou o alicerce de uma identidade coletiva e sonhadora, onde a morna embala a dança possível da vida e da educação. Através de uma abordagem cultural, o filme explora como a educação pode ser uma via para a construção de uma epistemologia enraizada na africanidade das ilhas.

O filme tem direção de Celso Luiz Prudente, roteiro de Rogério de Almeida e é uma produção em parceria com o Canal Futura e a Televisão de Cabo Verde – TCV.

Cena do documentário “Cabo Verde – um sonho possível”, que terá sua estreia no MIS no Dia da Consciência Negra. Crédito: divulgação

Sobre o convidado

Celso Luiz Prudente é cineasta, antropólogo e curador da Mostra Internacional de Cinema Negro – MICINE. Atua como diretor de documentário do Canal Futura e diretor do Programa Radiofônico: Quilombo Academia, da Rádio USP (93,7 FM). É livre-docente, pós-doutor e doutor em Cultura pela FEUSP. É pós-doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. É professor da linha de pesquisa Cultura e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da FEUSP. É pesquisador do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP.

Sobre o Doc.MIS

Doc.MIS é o programa do Museu que exibe mensalmente documentários seguidos de conversas com integrantes da produção da obra ou especialistas no assunto tratado. O programa é mais uma oportunidade de reflexão e expansão de olhar promovida pelo MIS através de um estilo audiovisual responsável por alargar os horizontes com visões e temas, momentos históricos e personagens novos ou pouco explorados.

Sobre a 21ª Mostra Internacional do Cinema Negro

Em sua 21ª edição, em 2025, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE – dá continuidade à promoção de filmes, debates e trabalhos acadêmicos, contribuindo com a divulgação de ações no combate ao racismo e ao preconceito.

A curadoria desse ano trabalhou na temática “Cinema negro e a contemporaneidade inclusiva” e reafirma seu papel como espaço de valorização das múltiplas narrativas negras e no respeito às diferenças. A MICINE convida o público a celebrar o cinema negro como potência criadora, crítica e inclusiva, e abre caminho para diálogos e o reconhecimento da pluralidade que compõem o nosso tempo.

O professor Celso Luiz Prudente, criador e curador da Mostra, aponta a inclusão como um dos elementos principais das relações contemporâneas e fator essencial para valorização e reconhecimento da diversidade.

Serviço | Doc.MIS | Mostra Internacional do Cinema Negro | Cabo verde – um sonho possível

Data: 20.11, às 19h

Local: Auditório LABMIS (64 lugares)

Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)

Classificação: livre

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Goodstorage, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Volkswagen, EAÍ?! Marketing, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.

** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.

** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados