Nutróloga Raquel Menezes explica benefícios de uma alimentação saudável para a saúde mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em levantamento divulgado em 2019, um bilhão de pessoas vivem com algum problema de saúde mental. A alimentação saudável é grande aliada no tratamento psicológico, beneficiando o bem-estar mental e afastando sentimentos negativos.

“A relação com o cérebro e o intestino em nosso corpo é alta. Muitos dizem que o nosso segundo cérebro é o próprio intestino. Dito isso, manter a microbiota intestinal saudável ajuda a combater a ansiedade e depressão, e, consequentemente, o que ajuda na saúde mental e bem-estar do paciente”, explica a médica Raquel Menezes, especialista em nutrologia e endocrinologia.

Manter uma alimentação variada e saudável tem várias vantagens, como a prevenção de doenças e o fornecimento de nutrientes para o organismo. Segundo a nutróloga, alguns dos alimentos que ajudam a ter uma mente mais saudável são: frutas e vegetais, grãos integrais, fontes de proteína magra e oleaginosas.

“O corpo humano é como uma máquina. Se não nos alimentarmos de forma correta, faltam nutrientes e vitaminas para o bom funcionamento de nosso organismo, o que começa a prejudicar outros fatores, inclusive o mental”, finaliza a médica que alerta que sono, alimentação e vida ativa são importantíssimos para uma rotina saudável.

Conheça mais Raquel Menezes: https://instagram.com/draraquelmenezes

Raquel Menezes - Crédito da Foto: Acervo Pessoal / @rnassessoriaimprensa - Divulgação
Raquel Menezes – Crédito da Foto: Acervo Pessoal / @rnassessoriaimprensa – Divulgação

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa