Peterson Baestero
Peça BOY anuncia curta temporada no palco do Teatro West Plaza em São Paulo
Ator Gil Hernández interpreta o garoto de programa Fernando, com texto que destaca política, saúde e o universo LGBTQIA+
Com destaque no roteiro cultural carioca, a peça Boy anuncia curta temporada na cidade de São Paulo. O texto assinado por Rogério Corrêa conta com direção de Isaac Bernat, e apresenta em cena, o ator Gil Hernández e poderá ser conferido aos sábados e domingos, do mês de outubro, no palco do Teatro West Plaza.
O espetáculo nasceu da peça “De Bar em Bar”, escrita pelo próprio Rogério Corrêa, que reúne os monólogos de quatro personagens que viveram no governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello (1990-1992), quando, além da grande crise econômica e política, o país enfrentava o auge da epidemia de HIV/AIDS. A peça Boy é a versão expandida da história de um desses personagens, o michê Fernando.
“Sentia que a história dele não cabia na peça. Ele não só descreve essa época do ponto de vista das pessoas LGBTQIA+, como viveu muito intensamente nesse período. Ele perdeu muitos amigos e viu a AIDS surgir logo depois da enorme liberação sexual, política e cultural que aconteceu depois do fim da ditadura militar”, conta Corrêa.
Enredo
A trama apresenta a história de um garoto de programa que trabalhava como michê em uma sauna gay desde os anos do governo Collor, tendo se relacionado até com figuras importantes da política. Em 2022, no aniversário três décadas do impeachment do presidente Collor, ele se encontra no bar da sua sauna e relembra como aqueles anos impactaram a sua vida. O protagonista evoca várias memórias, entre elas a epidemia de HIV/AIDS e as pessoas queridas que perderam a vida para a doença
“Quando fiz a peça nos anos 1980, aprendi muito sobre a AIDS. Na época, sabia-se muito pouco sobre a doença e ainda se falava que a comunidade LGBTQIA+ era um grupo de risco, o que gerava muitos estigmas. Então, aprendemos que deveríamos falar, na verdade, sobre comportamento de risco e passamos a entender que qualquer pessoa, independentemente da orientação sexual, pode entrar em contato com o vírus”, afirma Bernat. O diretor ainda conta que a encenação vai se basear na simplicidade. Gil vai transitar livremente pelo espaço, como se estivesse mesmo no bar da sauna gay. A proposta baseia-se na relação de proximidade com a plateia, de conversar, trocar ideias e contar histórias. Claro que o dramático também aparece, mas queremos esse diálogo com o público”, explica.
“O texto humaniza e quebra o rótulo de que os garotos de programa estão diretamente associados a relação sexual. Conversei com diversos garotos de programa e cheguei a visitar uma sauna gay para ter melhor conhecimento e construir o personagem que viria a interpretar”, comenta Hernandez. “A peça além de retratar um momento político vivido pelo país, transita no campo médico e fala sobre coragem, humanidade e também dignidade”, completa o ator.
Sinopse
BOY apresenta a história de um garoto de programa que viveu no Rio de Janeiro durante os anos do governo de Fernando Color. Em 2022, no aniversário de 30 anos do impeachment do Color, ele está no bar da sua sauna gay e relembra como aqueles anos impactaram a sua vida. O protagonista pinta o retrato de uma época de grandes mudanças para o país: a epidemia da AIDS, o fim da ditadura e o começo da nova república.
Sobre o ator
Carioca de ascendência venezuelana, Hernandez tem mais quase 30 anos de carreira. Formado no curso de Artes Cênicas na Universidade do Rio de Janeiro, no teatro, atuou em mais de 20 espetáculos. Apresentou programas na Net TV, TV Senac e Sport TV. Já fez mais de 300 filmes publicitários, Além disso, sempre é contratado como Mestre de Cerimônias para eventos de companhias nacionais e internacionais.
Na TV participou de diversas novelas, como “Meu Bem Querer”, “Desejo Proibido”, “Malhação Casa Cheia”, “Salve-se quem Puder” e a “Volta por Cima”, todas exibidas pela TV Globo. E “A Terra Prometida” e a série “Lei e o Crime”, pela TV Record. Também marcou presença no Cinema, com participação em “A Dona da História (2004) e “Divã” (2013)
SERVIÇO
Boy
Onde: Teatro West Plaza, na Avenida Antártica, 408, Água Branca
Quando: Sábados e domingos do mês de outubro
Horário: 20h30
Ingressos: R$ 70,00 (https://encurtador.com.br/XFd3h)
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Geral2 semanas atrásFavela Gourmet celebrou primeira edição com três premiados e aumento no faturamento dos participantes
-
Alê Astolphi2 semanas atrásCom o início do verão, confira onde se refrescar e por que o Maranhão deve ser o seu próximo destino
-
Famosos1 semana atrásPaulinha Leite provoca a Caixa após novo prêmio na Mega da Virada em meio a disputa judicial
-
Televisão & Novela1 semana atrásRachel Sheherazade é eliminada do “MasterChef Celebridades” após não entregar purê de banana-da-terra
-
Noticias2 semanas atrásValinhos realiza a 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba com shows e programação diversificada
-
Noticias2 semanas atrásAnieRafa celebram 2026 e presenteiam o público com “Desejo de bom ano”
-
Esportes3 dias atrásJúlia Menezes retorna aos palcos em 2025, marca temporada e projeta 2026 ainda mais competitivo
-
Televisão & Novela5 dias atrásFofocalizando amplia quadros e traz novidades em 2026
