Connect with us

Eventos

Rolex 6 Horas de São Paulo traz “espírito de Le Mans” de volta ao Brasil dez anos depois

Publicado a

em

No melhor momento da sua história e com número recorde de montadoras no grid, o FIA WEC regressa ao Brasil trazendo a perspectiva de um evento inesquecível para agradar fãs de várias gerações e paixões distintas

A Rolex 6 Horas de São Paulo vai começar. Depois de uma década, a espera pela presença dos carros mais incríveis e tecnológicos do automobilismo mundial em Interlagos terá fim nesta semana, quando 19 hypercars, 18 LMGT3 e quase 110 pilotos vão acelerar em um dos autódromos mais amados do planeta. Entre sexta-feira e domingo (12 a 14 de julho), o Brasil receberá a quinta etapa da temporada 2024 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, em um evento emocionante que promete entusiasmar fãs de todas as gerações e gostos distintos. E além de toda a ação na pista de 4.309 metros, o autódromo localizado na capital paulista terá um amplo espaço dedicado ao público: a Fan Zone será palco de um verdadeiro festival, abrigando múltiplas opções de diversão e entretenimento para toda a família, em uma celebração da união entre o esporte a motor e a cultura brasileira.

O Campeonato Mundial de Endurance da FIA tem em 2024 a sua 12ª temporada e vive neste ano o seu auge, com a reunião de 14 montadoras emblemáticas, que povoam o imaginário do amante das corridas: Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine e Lexus compõem um grid que — exceção feita às 24 Horas de Le Mans — coloca a cada etapa do campeonato um total de 37 carros no grid, divididos entre as classes Hypercar, e seus superprotótipos, e a LMGT3, com os Gran Turismo mais aclamados das pistas.

A etapa brasileira do FIA WEC 2024 será disputada quase um mês depois das 24 Horas de Le Mans, a mais famosa corrida de Endurance do automobilismo mundial. Além da prova francesa, vencida de forma marcante pela Ferrari e os pilotos Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen a bordo da 499P #50, já foram realizadas neste ano a Qatar Airways 1812 Km do Qatar, em março; as 6 Horas de Ímola, em abril; e a TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps, em maio. Depois da Rolex 6 Horas de São Paulo, o calendário dará a volta ao mundo e seguirá para Austin, nos Estados Unidos, com a Lone Star Le Mans, em 1º de setembro. 15 dias depois, o campeonato vai acelerar no Japão com as 6 Horas de Fuji e, em 2 de novembro, fará a última etapa do ano, a Bapco Energies 8 Horas do Bahrein.

Em ano especial por reunir número recorde de montadoras, o Mundial de Endurance também se notabiliza por ter no grid pilotos de relevo mundial como Valentino Rossi — nove vezes campeão mundial de motovelocidade —, Jenson Button — campeão mundial de Fórmula 1 em 2009 —, Robert Kubica, Mick Schumacher, além de campeões do FIA WEC como Kamui Kobayashi, José María López, Mike Conway, Brendon Hartley e Sébastien Buemi, entre tantos outros.

O Brasil será muito bem representado no grid da Rolex 6 Horas de São Paulo com dois pilotos que competem na classe LMGT3: o experiente curitibano Augusto Farfus disputa o Mundial com o Team WRT, é um dos pilotos da BMW M4 LMGT3 #31 e está na luta direta pelo título mundial, sendo o terceiro colocado do campeonato, a dois pontos do trio líder da tabela. E o carioca Nicolas Costa faz seu ano de estreia no FIA WEC, já liderou corridas como em Le Mans e vai acelerar a McLaren 720S Evo LMGT3 #59 da equipe United Autosports diante do público em Interlagos, em ano que vem provando ser de muito crescimento na competição. Tanto Augusto como Nicolas buscam a primeira vitória de um piloto brasileiro correndo em casa no Mundial de Endurance.

Um grande festival — Além de toda a ação que promete encantar o amante do automobilismo na pista, a Fan Zone será uma das grandes atrações do fim de semana em Interlagos, uma vez que representará o encontro do automobilismo com a arte. O espaço se tornará um circo a céu aberto, onde serão abertas as cortinas para um Brasil do futuro, entregando atrações para toda a família como roda gigante, simuladores e exposições para colocar o fã no clima do fim de semana da Rolex 6 Horas de São Paulo. A área gourmet também estará à espera do público com uma praça de alimentação totalmente coberta, além de locais para relaxar.

De sexta-feira a domingo, estarão no palco artistas de diversas ‘tribos’ e DJs de sucesso. Além do ‘headliner’ Michel Teló — que vai se apresentar no começo da noite de sábado —, estão confirmados nomes como BNegão, Mestrinho com participação de Chico César, Mari Merenda e convidados, Hurricane, Orquestra Mundana e Yohan Kisser. O line-up é diverso e representa a pluralidade musical e cultural do povo brasileiro.

Outra atração confirmada será Edy Star, o único Kavernista vivo — em referência ao disco Sociedade da Grã Ordem Kavernista, do lendário Raul Seixas. O músico apresenta sucessos do álbum, além de clássicos do repertório de seu amigo e parceiro profissional. Na sexta-feira, os amantes do rock terão a oportunidade de apreciar um line-up dedicado ao Dia do Rock, comemorado mundialmente em 13 de julho, trazendo bandas como Hammerhead Blues e Hurricanes.

A programação dedicada aos entusiastas do mundo automobilístico reserva ainda exposições com fotos, troféus e carros clássicos, desfiles inéditos da Ferrari, Porsche e pilotos, e o mais esperado: o Pit Walk, oportunidade única para fãs que adquiriram o passe de visitação se aproximarem dos boxes das equipes e interagirem com seus ídolos antes da corrida, aproveitando bem de perto o clima do paddock.

E para o fã que quiser levar para casa lembranças de um evento único e inesquecível, a loja oficial do FIA WEC estará montada em Interlagos, com vários itens promocionais do evento.

Agenda cheia — O cronograma oficial da Rolex 6 Horas de São Paulo tem atividades de pista a partir de sexta-feira (12), quando serão realizados dois treinos livres, de 90 minutos cada. A primeira sessão está marcada para as 10h45, enquanto a atividade complementar do dia acontece às 15h15. As classes Hypercar e LMGT3 vão simultaneamente acelerar no traçado paulistano.

Ainda na sexta-feira, entre os dois treinos livres, está marcada a entrevista coletiva oficial do FIA WEC em Interlagos, com a participação dos brasileiros Augusto Farfus (Team WRT) e Nicolas Costa (United Autosports), ambos inscritos na classe LMGT3, além do espanhol Miguel Molina (Ferrari AF Corse) — um dos vencedores das últimas 24 Horas de Le Mans —, do alemão André Lotterer (Porsche Penske Motorsport), do britânico Callum Ilott (Hertz Team JOTA), todos da classe Hypercar; e do australiano Yasser Shahin (Manthey EMA), que faz parte da tripulação líder do campeonato na classe LMGT3.

O sábado promete ser empolgante em Interlagos. Depois do treino livre 3, marcado para 10h30 e com duração de 60 minutos, os pilotos do FIA WEC voltam à pista paulistana a partir 14h30 para as sessões classificatórias: primeiro para a LMGT3 e, com início às 15h10, a tomada de tempos e a hyperpole da classe Hypercar, definindo assim os poles da Rolex 6 Horas de São Paulo.

Domingo reservará o ápice do fim de semana: a Rolex 6 Horas de São Paulo tem largada marcada para as 11h30. Às 18h25, depois da festa do pódio no “templo do automobilismo brasileiro”, acontece a entrevista coletiva pós-corrida com os vencedores da etapa brasileira do FIA WEC.

Conhecida mundialmente pela sua instabilidade e imprevisibilidade climática, Interlagos promete muitas surpresas dos céus no fim de semana. O retorno do FIA WEC ao Brasil vai coincidir com a chegada de uma frente fria que trará também considerável possibilidade de chuva para os próximos dias.

Segundo o site especializado ‘Weather Channel’, os dias mais frios serão sábado e domingo, quando a temperatura ambiente máxima não vai passar dos 15ºC. A previsão é de ventos em velocidade moderada, por volta dos 13 km/h, e 60% de chance de chuva para os dias mais movimentados de atividades de pista na capital paulista.

Como assistir — O pacote de transmissões do FIA WEC para a temporada 2024 oferece ao fã multiplataformas para acompanhar cada segundo de ação em Interlagos no fim de semana da Rolex 6 Horas de São Paulo.

Na TV aberta, a Band vai exibir flashes ao vivo da corrida, no domingo, durante o programa ‘Show do Esporte’. Já na TV por assinatura, o canal BandSports vai exibir todas as atividades de pista previstas para o fim de semana da Rolex 6 Horas de São Paulo de forma integral, da mesma forma também pelo canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay.

E o site Grande Prêmio, por meio dos seus canais no YouTube e na plataforma TikTok, também vai transmitir ao vivo e de graça, direto de Interlagos, o treino livre 3, a sessão classificatória e a hyperpole, no sábado, e o evento principal, a Rolex 6 Horas de São Paulo, no domingo.

85 BOVY Sarah (bel), FREY Rahel (swi), GATTING Michelle (dnk), Iron Dames, Lamborghini Huracan GT3 Evo2 #85, LM GT3, FIA WEC, action during the 2024 24 Hours of Le Mans, 4th round of the 2024 FIA World Endurance Championship, on the Circuit des 24 Heures du Mans, from June 15 to 16, 2024 in Le Mans, France – Photo Julien Delfosse / DPPI

FIA WEC, temporada 2024
Hypercar
Campeonato de Pilotos (top-10):
1º – André Lotterer, Kévin Estre, Laurens Vanthoor: 99 pontos
2º – Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen: 90
3º – Kamui Kobayashi, Nyck de Vries: 82
4º – Callum Ilott, Will Stevens: 60
5º – Frédéric Makowiecki, Matt Campbell, Michael Christensen: 56
6º – Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi, James Calado, 48
7º – Mike Conway, 46
8º – Brendon Hartley, Ryo Hirakawa, Sébastien Buemi, 44
9º – José María López, 36
10 – Norman Nato, 35

Campeonato de Construtores:
1º – Porsche: 108
2º – Ferrari: 99
3º – Toyota: 96
4º – Alpine: 23
5º – BMW, 21
6º – Peugeot, 14
7º – Cadillac, 14
8º – Lamborghini, 11
9º – Isotta Fraschini, 0

LMGT3
Campeonato de Pilotos (top-10):

1º – Morris Schurring, Richard Lietz, Yasser Shahin: 75
2º – Klaus Bachler, Joel Sturm, Alex Malykhin: 75
3º – Augusto Farfus, Sean Gelael, Darren Leung: 73
4º – Erwan Bastard, Marco Sørensen: 42
5º – Michelle Gatting, Sarah Bovy: 41
6º – Alessio Rovera, François Heriau, Simon Mann, 41
7º – Alex Riberas, Daniel Mancinelli, Ian James, 37
8º – Dennis Olsen, Giorgio Roda, Mikkel Pedersen, 37
9º – Valentino Rossi, Maxime Martin, Ahmad Al Harthy, 36
10º – Rahel Frey, 36

Rolex 6 Horas de São Paulo, programação
Sexta-feira, 12 de julho

07h00 – Abertura dos portões
10h45 – Treino Livre 1 (90 minutos)
13h45 – Entrevista coletiva oficial FIA WEC
15h15 – Treino Livre 2 (90 minutos)
17h00 – Pit Walk

Sábado, 13 de julho
07h00 – Abertura dos portões
10h30 – Treino Livre 3 (60 minutos)
12h00 – Pit Walk
12h05 – Sessão de autógrafos
14h30 – Classificação GT3
14h50 – Hyperpole GT3
15h10 – Classificação Hypercar
15h30 – Hyperpole Hypercar
16h00 – Entrevista coletiva pós-classificação FIA WEC

Domingo, 14 de julho
07h00 – Abertura dos portões
08h40 – Pit Walk
08h45 – Sessão de autógrafos
08h55 – Desfile de Ferrari
09h20 – Desfile de Porsche
09h45 – Desfile dos pilotos FIA WEC
11h30 – Rolex 6 Horas de São Paulo – largada
18h25 – Entrevista coletiva pós-corrida

NÚMEROS GERAIS
Montadoras inscritas: 14, Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine e Lexus

CATEGORIA LMGT3
Carros: 18
Equipes: Heart of Racing Team, Team WRT, Vista AF Corse, United Autosports, Iron Lynx, Proton Competition, Akkodis ASP Team, TF Sport, Iron Dames, Manthey EMA, Manthey Pure Rxcing, D’Station Racing

CATEGORIA HYPERCAR
Carros: 19
Equipes: Cadillac Racing, Porsche Penske Motorsport, Toyota Gazoo Racing, Isotta Fraschini, Hertz Team Jota, BMW M Team WRT, Alpine Endurance Team, Ferrari AF Corse, Lamborghini Iron Lynx, AF Corse, Peugeot TotalEnergies, Proton Competition

MODELOS E VERSÕES CONFIRMADOS
Alpine A424, Aston Martin Vantage AMR LMGT3, BMW M Hybrid V8, BMW M4 LMGT3, Cadillac V-Series.R, Corvette Z06 LMGT3.R, Ferrari 296 LMGT3, Ferrari 499P, Ford Mustang LMGT3, Isotta Fraschini Tipo6-C, Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2, Lamborghini SC63, Lexus RC F LMGT3, McLaren 720S LMGT3 Evo, Peugeot 9X8, Porsche 911 GT3 R LMGT3, Porsche 963, Toyota GR010

CALENDÁRIO 2024 DO MUNDIAL DE ENDURANCE FIA WEC
Data / Etapa / País
02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Qatar – Qatar
21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália
11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica
15/06 – 24 Horas de Le Mans – França
14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil
01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos
15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão
02/11 – Bapco Energies 8 Horas do Bahrein – Bahrein

SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA

O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.

Siga no X (ex-Twitter) @fiawec, Instagram em @fiawec_official e “curta” FIA WEC no Facebook – www.facebook.com/fiawec
Site oficial – www.fiawec.com
Site oficial: https://fiawecsaopaulo.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/fiawec_saopaulo/
Facebook: https://fiawecsaopaulo

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

© Todos os direitos reservados