Geral
Soroterapia é aliada na prevenção da Doença de Parkinson
O Dia Mundial da Conscientização do Parkinson é 11 de abril, esse é um mês muito importante para alertar e informar as pessoas sobre essa doença neurológica, crônica e progressiva. A geriatra e especialista em tratamento preventivo, Márcia Umbelino explica: “ O processo de adoecimento é causado pela queda da dopamina, um importante neurotransmissor que atua em diversas regiões do cérebro, sendo responsável por funções ligadas às emoções, aprendizado, humor, atenção e pelo nosso sistema motor – portanto responsável pelos nossos movimentos. É a redução da produção de dopamina que leva aos sintomas da doença como: rigidez muscular, tremores involuntários em situação de repouso, lentidão de movimentos, passos mais lentos e arrastados, perda das expressões faciais, depressão e dores musculares constantes”.
Márcia Umbelino destaca que o tratamento com soroterapia têm sido um aliado na prevenção do Parkinson, assim como outros males. “Doenças neurodegenerativas, em geral, são decorrentes de processos inflamatórios no organismo, e a soroterapia tem característica anti inflamatória, por isso é um adjuvante na prevenção dessas doenças, e é especialmente indicada quando a pessoa tem histórico familiar”, pontua a especialista, que também faz uso do tratamento para o controle da doença e sintomas causados por ela. “A reposição de substâncias que atuam indiretamente na produção de dopamina, devido a desinflamação do cérebro, podem ser repostas de forma endovenosa, através de chip ou da técnica de soroterapia em que os medicamentos são introduzidos pelo soro. A medicação endovenosa é mais eficaz, com menos perdas e menos efeitos colaterais. Além disso, substitui a necessidade de ingestão de dezenas de cápsulas diárias por uma dose semanal de soro”, explica a médica.
De acordo com a OMS Organização Mundial da Saúde( OMS) , o Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa que mais acomete a população mundial: 1 caso a cada 500 pessoas e existem aproximadamente 4 milhões de pessoas no mundo com Parkinson, mas com o crescimento da expectativa de vida, a estimativa é que esse número dobre até 2040. A doença é mais comum em pessoas com mais de 65 anos, porém pode aparecer antes dessa idade e quem tem histórico familiar de pessoas com a doença têm mais tendência a desenvolver, por isso a importância da reposição de vitaminas e medicamentos que atuem na prevenção da Doença de Parkinson.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Geral2 semanas atrásLuciane Sippert comemora em dose dupla: Dia do Professor e aniversário da pequena Angelina
-
Musica e Youtube2 semanas atrásMatheus e Kauan apresentam última parte do álbum ‘Envolvente’ com parceria de Bruno & Marrone
-
Televisão & Novela2 semanas atrásIgor Kannário fala sobre trajetória, Carnaval e tatuagens no The Noite desta quarta (22)
-
Geral2 semanas atrásMusa da educação, lidera “seleção do bem-estar” com nomes do carnaval rumo à Sapucaí 2026
-
Entretenimento2 semanas atrásPagode, risadas e boas histórias: Samprazer no Pod do Brilha
-
Geral2 semanas atrásBernardo Coutinho defende causas sociais no Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica
-
Eluan Carlos5 dias atrásLorena Alvess projeta o futuro nas artes após destaque no filme “Mãe, Sequestraram a Babá!”
-
2 semanas atrásResidencial Vida oferece atendimento humanizado e estrutura completa para idosos em São Paulo
