Noticias
Na Parceria do Jornalista e Escritor Brasileiro Joacles Costa com o Escritor Abdul Assides, cria-se o ‘’Sábado Literário de Moçambique’’

O evento teve o objetivo de despertar o gosto pela leitura, através de recital de poesia e promover a arte da escrita
Decorreu neste sábado, dia 15 de Outubro, na província do Niassa, distrito de Cuamba em Moçambique, a primeira tarde literária de Cuamba, denominada Sábado Literário. A solenidade teve início às 14h30min e encerramento às 16h50min (horário de Maputo). O recital foi programado pelo professor, escritor, poeta e jornalista moçambicano Abdul Assides, contou com o reforço de Euse Patrício, Sabir Uatata e apoio organizacional do Jornalista e escritor brasileiro Joacles Costa, diretamente do Brasil.

Sábado Literário de Moçambique/ Foto de divulgação
A festividade começou com a apresentação do Clube de Leitura de Cuamba, linha da qual passará a exercer as atividades de recriação do espaço literário, metodológicos, sociais e artísticas. No primeiro momento, houve uma conversa literária e foi definido um perfil do estudante moçambicano. Na ocasião participaram do sarau poético 36 jovens, entre estudantes e outros convidados. O grande objetivo do acontecimento, foi expandir a arte da escrita e despertar o gosto da leitura dos participantes, através de uma declamação de poesias.

Sábado Literário de Moçambique/ Foto de divulgação
Seguiu-se a apresentação de livros literários existentes na Biblioteca da Escola Secundária de Cuamba, numa soma de 17 livros, na sua maioria escritos pelo poeta-mor, José Craveirinha, considerado o poeta maior de Moçambique, entretanto, notou-se um desconhecimento da literatura, assim como do perfil do estudante (identidade) de modo majoritário.

Sábado Literário de Moçambique/ Foto de divulgação
No início da proferição, os recitadores tiveram muito receio de ler e alguns apresentaram dificuldades de leitura perante o público. Todavia, mais tarde, cada participante começou a demonstrar um grande interesse e um desejo pela leitura. Houve declamações de poesia, contos, e advinhas para familiarizar os participantes ao grupo.

Sábado Literário de Moçambique/ Foto de divulgação
‘’Na nossa conversa, destacamos a falta do desejo pela leitura como uma doença, um vírus que deve ser combatido e a arma é o livro através da leitura. De acordo com os objectivos traçados e alcançados, pode-se afirmar que o evento foi um sucesso, isto porque todos os participantes leram, declamaram e contaram diversas experiências de vida e marcou-se que o evento deve continuar a cada sábado,’’ declarou Abdul Asside.
Produção: Escola Secundária Geral de Cuamba, Cepan,
Apoio: Zio Comercial Multy Service, FDL Serviços, Moz Creative
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Entrete1 no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias e sim de responsabilidade do autor do conteudo.
** A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.

-
Televisão & Novela2 semanas atrás
Programa Silvio Santos consolida vice-liderança com maior audiência do dia
-
Famosos2 semanas atrás
Zé Felipe anuncia pausa na agenda após maratona de shows e revela viagem especial com os filhos
-
Entretenimento2 semanas atrás
Jojo Todynho diz não se sentir representada pelo movimento negro e cobra apoio diante de ataques
-
Televisão & Novela2 semanas atrás
Luana Piovani revelou, em entrevista ao Fantástico: ‘Já namorei tantos boys lixo que preferiria ter nascido gay.’
-
Peterson Baestero2 semanas atrás
Evandro Leitão se reúne com lideranças da Beira Mar para ouvir demandas do setor
-
Televisão & Novela2 semanas atrás
“Programa Silvio Santos” recebe o humorista Ceara e a esposa Mirella Santos
-
Entretenimento1 semana atrás
Pedro Bial se despede da mãe, Susanne Bial, que morreu aos 101 anos
-
Eventos2 semanas atrás
Levantamento revela os eventos geeks brasileiros mais pesquisados no Google