Ana Paula Brasil ganha destaque na internet com dicas fitness de alimentação e treino

A influenciadora, que é especialista em educação física com gestão esportiva, inspira mulheres a se amarem e cuidar do corpo e da autoestima

Com o objetivo de ajudar mulheres a enfrentarem transtornos alimentares, principalmente a bulimia, a influenciadora Ana Paula Brasil usou a sua profissão como instrumento para resgatar a autoestima de quem sofre com esses problemas. Natural de Criciúma, Santa Catarina, começou sua trajetória quando se formou em educação física, com foco em gestão esportiva, e, assim, uniu seus três amores: exercício físico, saúde mental e gestão.

Com os lemas de “ser gostosa é um estado de espírito” e “você precisa fazer por amor e não porque se odeia”, ela sempre trouxe discussões pertinentes à causa, mas ao mesmo tempo com muita leveza. Ex-bulímica, decidiu usar as redes sociais para contar sua história, sua luta contra o transtorno e inspirar outras pessoas que atravessam a mesma situação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5% da população brasileira sofre com esses transtornos – cerca de 10 milhões de pessoas. As causas podem ser psíquicas, provocadas por fatores socioculturais, fatores hormonais ou ainda, genéticos. A bulimia nervosa, que em muito se assemelha à anorexia, com o diferencial de que as pessoas alternam períodos de abstinência ou pouca alimentação com outros de compulsão alimentar, e na maioria dos casos utilizam de métodos purgativos como provocar o vômito ou usar laxantes para perder peso.

Criadora de conteúdo digital do mundo fitness, Ana Paula acredita que momentos de diversão com a família ou amigos também fazem parte da saúde. Beber, comer fora ou faltar um dia de treino estão longe de ser os vilões da vida de alguém, já que prega pelo equilíbrio e faz questão de propagar essa palavra.

“Sair um pouco da rotina alimentar não faz mal, mas o excesso sim. Tudo em excesso é prejudicial e pode colocar tudo a perder. Por isso é muito importante ter equilíbrio, principalmente na alimentação e nos exercícios”, conta.

Atualmente, mora no Rio de Janeiro e oferece consultorias presenciais e online sobre cuidados com o corpo e a alimentação.