Evento médico reúne novas tecnologias e cirurgias robóticas ao vivo

Participantes do Robotic Surgery Experience Bahia II poderão testar simuladores nos dias 2 e 3 de dezembro

Duas cirurgias robóticas serão transmitidas ao vivo diretamente dos Hospitais Mater Dei e Santa Izabel, em Salvador, durante o Robotic Surgery Experience Bahia II. O encontro, confirmado para os dias 2 e 3 de dezembro no Hotel Deville Salvador, pretende reunir 300 participantes e mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais para debater as novas tecnologias robóticas e seus benefícios. Outras grandes atrações do evento serão os modelos de simuladores robóticos que, por intermédio dos expositores presentes, poderão ser conhecidos e testados pelos participantes.

O Robotic Surgery Experience Bahia é um encontro de caráter multidisciplinar cujo objetivo é reunir informações profundas sobre cirurgia robótica e minimamente invasiva com focos nas áreas de urologia, ginecologia, endometriose profunda, coloproctologia, cirurgia oncológica e cirurgia geral. O propósito do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR) ao idealizar e organizar o evento é congregar autoridades de todo o Brasil para discutir questões importantes sobre a cirurgia assistida por robô, desde o momento da implantação de um programa robótico, passando por seus custos e reais benefícios, até os aspectos específicos de cada especialidade que utiliza a tecnologia.

De acordo com o coloproctologista Ramon Mendes, coordenador do evento, a segunda edição do maior encontro de cirurgia robótica do estado foi formatada com todo cuidado para fomentar discussões e atualizações relevantes sobre a modalidade cirúrgica que mais cresce no mundo. “Contamos com a presença de cirurgiões robóticos experientes, mas também daqueles que pretendem iniciar ou já estão em processo de habilitação e certificação em cirurgia robótica. Estudantes também serão bem-vindos, afinal a cirurgia robótica aponta para o futuro da medicina”, declarou o diretor do núcleo de coloproctologia do IBCR.

Para o urologista coordenador do Instituto, Nilo Jorge Leão, o Robotic Surgery Experience Bahia representa um marco por colocar a medicina baiana em destaque nacional e internacional. “Conseguimos mostrar ao mundo não somente que em nosso estado exercemos uma medicina de altíssimo nível e altíssima qualidade, como também agregamos especialistas de diversas áreas, de vários estados brasileiros e de outros países, a exemplo do renomado urologista e cirurgião robótico americano Monish Aron. A transmissão de cirurgias ao vivo diretamente para os participantes do encontro e através do canal do IBCR no YouTube é também motivo de muita alegria e satisfação para nós, pois coroa este momento de grande expansão da cirurgia robótica na Bahia e no Brasil ”, pontuou.

Fundado há três anos, o Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR) congrega especialistas das áreas de urologia, coloproctologia, cirurgia ginecológica, cirurgia torácica, cirurgia pediátrica e oncológica. Juntos, eles já realizaram mais de mil cirurgias robóticas no estado, que atualmente conta com quatro plataformas robóticas. Além de cirurgias, o IBCR oferece proctorias voltadas para a qualificação, orientação e suporte de médicos interessados em operar com o auxílio do robô.

Redução do tempo de internação e do risco de sangramento e complicações, maior precisão dos movimentos do cirurgião e redução de sequelas para o paciente são alguns dos benefícios da cirurgia robótica. A tecnologia agrega uma série de recursos que incluem: visualização em três dimensões (3D), ampliação da imagem do campo cirúrgico em alta definição e filtragem de tremores das mãos do cirurgião. Outras informações estão disponíveis no site www.ibcr.com.br.

Fotos: Valter Andrade