Novembro Azul: Médica se transforma em Lupita Glamurosa para conscientizar homens da importância do exame de próstata

Sandra Lopez, que já faz trabalhos voluntários com a personagem, tem uma programação especial durante o mês de novembro

A médica Dra. Sandra Lopez se transforma em Lupita Glamurosa ( um personagem que é um tipo de princesa) para humanizar os atendimentos nos hospitais públicos do Guarujá e Mongaguá, no litoral paulista. Ela também faz atividades especiais durante o Novembro Azul, campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Lupita visitará as unidades de saúde distribuindo lacinhos azuis, que representam uma lembrança ao chamado desta campanha. Porque todos que foram diagnosticados precocemente tem tratamento. Também visitarei hospitais veterinários porque nossos animaizinhos também fazem parte desta campanha”, conta a médica, que tem três especialidades ginecologia obstétrica, pediatria e clínica geral.

Além disso, homens, inclusive colegas médicos, que venceram o câncer, darão depoimentos durante a visita de Sandra. Ela conta que Lupita mostra de maneira divertida a importância do exame da próstata.

“Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. É um chamado à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce. Lupita Glamurosa mostrará este mês de uma maneira divertida a importância da prevenção e que é preciso quebrar os preconceitos. O toque retal não tira masculinidade, pelo contrário, permite obter um diagnóstico a tempo”, enfatiza.

A médica falou mais sobre a importância do exame e como é realizado. “É importante fazer a avaliação anual, onde se fará o toque retal. Em coleta de sangue, o valor desta molécula estiver alta é sinal de alerta. A ultrassonografia geralmente só é realizada quando os dois exames anteriores apresentam irregularidades. Ainda pode ser necessário fazer biópsia”, explica.

Sandra esclarece que o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, por isso é necessário fazer exames.

“A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino e sua principal função é produzir esperma. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam aparecer, já está em fase avançada, o que dificulta a cura”, finaliza.

Sobre Lupita Glamurosa

Lupita é uma personagem criada há três anos pela médica colombiana Sandra Lopez. Ela entra nas enfermarias de hospitais públicos do Guarujá e Mongaguá, no litoral paulista, fazendo brincadeiras, dançando e tocando músicas latinas, como as da cantora Shakira.

“O apelido foi dado por enfermeiras do pronto socorro Vicente de Carvalho em Guarujá. E meu cabeleireiro, um dia antes, falou: Lupita é glamourosa”, recorda a médica.

Lupita leva sua alegria com vestidos glamourosos, com muito brilho, acompanhados de uma coroa que simboliza uma transmissão de energia e paz.