Espetáculos no picadeiro do Instituto Unicirco são diversão garantida para o Dia das Crianças

O Projeto Unicirco Arte, Educação & Comunidade, fundado pelo ator Marcos Frota, completa 13 anos no Rio com musical circense gratuito e formação de novos artistas na Quinta da Boa Vista

O Feriadão será de muita diversão e arte para crianças e adultos no picadeiro do Instituto Unicirco, montado no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, com espetáculos gratuitos. Nesta quinta-feira (12), sábado (14) e domingo (15), os shows acontecem às 15h e às 17h, sendo necessário apenas retirar as cortesias na bilheteria do circo a partir de 14 horas, no dia escolhido. O Projeto Unicirco Arte, Educação & Comunidade, tem patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Nesta temporada, o show apresentado é o ‘Unicirco em Busca da Alma do Circo’, um musical circense com seis músicos e uma cantora/apresentadora que costuram, com trilha sonora original, os mais tradicionais números como trapézio, equilíbrio, acrobacias, palhaçadas e muita dança. A temática aborda uma homenagem à milenar arte circense e busca investigar a dimensão da magia e do encantamento que essa atividade porta consigo desde sempre.

A lona tem capacidade para até 1500 espectadores e a entrada é sujeita à lotação, por isso recomenda-se chegar com pelo menos 40 minutos de antecedência.

Sobre o projeto

Desde sua estreia no Rio de Janeiro, em outubro de 2010, o Projeto Unicirco Arte, Educação & Comunidade, fundado e presidido pelo ator Marcos Frota, já recebeu 2.067.286 espectadores, de forma gratuita, em um esforço constante para contribuir com a democratização do acesso à cultura no Estado.

O Instituto Unicirco é um programa sem fins lucrativos de educação cidadã que tem como eixo estruturante o circo e atua em quatro vetores: pedagógico, artístico, cultural e socioambiental, com maior foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atualmente, atende a mil participantes com oficinas de circo, atendimento psicossocial, reforço escolar e atividades extra curriculares.

Os artistas formados no programa pedagógico desenvolvem suas habilidades e se apresentam ao público do Rio. Ao mesmo tempo, com forte mobilização de público, o projeto busca contribuir com a formação de plateia e com a manutenção do vigor do segmento circense no Brasil.

“O Instituto Unicirco nasceu com a missão de formar uma nova geração de artistas e técnicos para o circo brasileiro, ao mesmo tempo em que a atividade circense é utilizada como instrumento de promoção de arte, cidadania e cultura de paz”, conta o ator Marcos Frota, presidente do Instituto. Mais de 50 artistas formados pelo programa trabalham hoje em grandes companhias artísticas e parques temáticos do mundo inteiro.

Nesta sexta etapa do Projeto no Rio, serão realizadas 550 apresentações, com mobilização e presença estimada de 500 mil pessoas com a distribuição gratuita de ingressos em rede ativa de mais 80 instituições beneficiadas. Além dos espetáculos aos finais de semana abertos ao público, durante a semana são apresentadas matinês exclusivas para escolas.

Serviço

Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade VI

Espetáculos: Sábados, domingos e feriados às 15h e 17h

Local: Sede do Instituto Unicirco – instalada no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, em gramado em frente ao BioParque do Rio. Rua Catalão S/N – São Cristóvão – RJ

*O Parque possui estacionamento

Ingressos: Gratuitos, retirados presencialmente na bilheteria do circo, no dia do show, a partir de 14h – sujeito à lotação

Classificação – LIVRE

Apoio: Fundação Municipal Parques e Jardins

Patrocínio: Petrobras e Governo do Rio de Janeiro Através da Lei de Incentivo à Cultura

www.unicirco.org.br

Instagram @unicircomarcosfrota