Os benefícios da hidrolipo: Entenda como a técnica oferece resultados mais precisos e menos invasivos

Dr. Josias Caetano conta como a técnica pode oferecer resultados mais precisos e menos invasivos.

A hidrolipo, também conhecida como lipoaspiração tumescente, é uma técnica de remoção de gordura que oferece diversas vantagens em comparação com a lipoaspiração convencional. De acordo com o Dr. Josias Caetano, o procedimento tem a seu favor uma série de benefícios tanto durante a realização da técnica quanto na estética do pós-operatório.

“Ela [hidrolipo] é considerada menos traumática do que a lipoaspiração convencional porque a técnica utiliza soluções anestésicas diluídas que minimizam o trauma nos tecidos circundantes”, aponta o cirurgião plástico. A solução tumescente também reduz o sangramento durante o procedimento, o que leva a menos hematomas e inchaço após a operação.

Dr. Josias Caetano / Divulgação
Dr. Josias Caetano / Divulgação

Além disso, o paciente conta com uma recuperação mais rápida devido à natureza menos invasiva da hidrolipo. O tempo de melhora, claro, varia de pessoa para pessoa, mas muitos, seguindo todos os cuidados necessários, os resultados são mais agradáveis, como menos desconforto corporal e retomada das atividades diárias com maior rapidez.

Caetano ainda explica que a hidrolipo possui menos riscos associados em relação à lipoaspiração convencional. “Como o procedimento é mais focado, ele visa trabalhar bem as áreas escolhidas. Há menos probabilidade de complicações, pois a cirurgia é planejada para ficar dentro dos limites de segurança.”

São limites que compreendem volume de gordura retirado e extensão de área corporal tratada. Outra questão é que há menos trauma nos tecidos circundantes, ou seja, o risco de danos aos nervos e vasos sanguíneos é reduzido. “É uma técnica que permite ao cirurgião uma maior precisão e controle durante o procedimento”, lembra o médico. Isso resulta em linhas mais suaves e uniformes, de menor irregularidade na superfície da pele. Com uma distribuição mais uniforme da gordura removida, os pacientes muitas adquirem uma aparência mais natural após a hidrolipo – inclusive por meio das cicatrizes quase imperceptíveis.

Dr. Josias Caetano / Divulgação
Dr. Josias Caetano / Divulgação

As incisões feitas durante o procedimento são muito pequenas, geralmente de alguns milímetros de comprimento. O resultado são cicatrizes menos visíveis em comparação com as incisões maiores necessárias para a lipoaspiração convencional. “As cicatrizes tendem a ser mínimas e muitas vezes se tornam quase imperceptíveis com o tempo e os cuidados adequados com a pele”, finaliza Caetano.

E é importante ressaltar que os pacientes consultem um cirurgião plástico qualificado para determinar qual técnica é mais adequada para suas necessidades individuais e objetivos estéticos.